Estado do Rio consolida posição como segundo maior produtor de aço do Brasil em 2023
O ano de 2023 foi bastante positivo para o Rio de Janeiro. Isso porque no ano passado, o Estado do Rio produziu cerca de 8,6 milhões de toneladas de aço. Os números representam 27% da produção nacional e foram responsáveis por consolidar o estado como o segundo maior produtor do Brasil, atrás apenas de Minas Gerais.
Os dados foram divulgados pelo Instituto Aço Brasil, entidade que representa as empresas brasileiras produtoras de aço. No mês de dezembro de 2023, o Rio de Janeiro se destacou ainda mais, produzindo 581 mil toneladas de aço bruto, o que equivale a 23% da produção total do país durante o mesmo período.
O Governador Cláudio Castro destaca que esse desempenho reflete um momento de expansão econômica vivido pelo Estado do Rio. A produção crescente de aço é considerada um indicador significativo desse avanço econômico, já que a indústria siderúrgica desempenha um papel estratégico no desenvolvimento econômico e social. “O setor é um dos mais estratégicos para o desenvolvimento econômico e social: gera milhares de empregos, investimentos e divisas.”
O Secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços, Vinicius Farah, destaca a posição de destaque que o Rio de Janeiro ocupa no cenário nacional. E ressalta que durante vários meses do ano passado, o Estado do Rio liderou a produção nacional de aço. “Nós ocupamos a liderança da produção nacional, por conta do importante parque siderúrgico instalado no estado, formado por grandes empresas como ArcelorMittal, Ternium, CSN e Gerdau.”