17 de maio de 2024
Petrobras

Petrobras ganha pela 5ª vez o Oscar tecnológico da indústria mundial do petróleo

A Petrobras ganhou pela 5ª o prêmio “Distinguished Achievement Award 2024” da Off-Shore Technology Conference, que é considerado o cobiçado Oscar da Indústria Mundial do Petróleo. O evento foi realizado no último dia 25, em Houston nos Estados Unidos. No ano em que o Brasil celebrará 50 anos da descoberta da Bacia de Campos, esse Prêmio enche de orgulho não só os técnicos profissionais engenheiros e profissionais da geociências que atuam direta e indiretamente na empresa, mas todo o nosso país.

Anunciado pela OTC (Offshore Technology Conference), o prêmio reconhece a contribuição do Programa de Renovação da Bacia de Campos para a indústria mundial, com destaque para a revitalização do campo de Marlim, que impulsionou o desenvolvimento de um conjunto de tecnologias pioneiras para campos maduros em águas profundas. Esse avanço permitiu, em Marlim, a redução de 55% das emissões de gases de efeito estufa do escopo 1 (resultantes das operações da própria companhia).

“O prêmio OTC consagra a competência do Brasil em tecnologias para águas profundas e evidencia o avanço da Petrobras na descarbonização de suas operações. É a vitória da criatividade e da ousadia de nossos profissionais, reconhecidos mundialmente por sua capacidade técnica, deixando um verdadeiro legado de conhecimento e soluções inovadoras para o setor”, disse o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates. “Ao mesmo tempo, demonstra a longevidade dos benefícios decorrentes de investimentos feitos meio século atrás” completou o executivo.

 

Maior programa de revitalização da indústria

A renovação da Bacia de Campos integra o maior programa de recuperação de ativos maduros em águas profundas no mundo. Com 49 anos de descoberta e 46 de produção, a bacia segue produtiva e estratégica para o país.  Para se ter ideia, o programa adicionou em dezembro de 2023, mais de 230 mil barris por dia (bpd) à produção brasileira.

Esse resultado foi alcançado com a entrada em produção, em 2023, de duas novas plataformas no campo de Marlim – os FPSOs Anita Garibaldi e Anna Nery -, além da perfuração de 45 novos poços desde 2020 nos demais campos da Bacia de Campos. FPSO é a sigla para unidade flutuante de produção, armazenamento e transferência de petróleo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *