2 de maio de 2024
Editorial

Volta Redonda comemora 67 anos de emancipação com crescimento em todas as áreas e com muitas curiosidades

Dezessete de julho marca uma data muito importante para Volta Redonda, é o dia do aniversário da cidade, que completa em 2021, 67 anos de emancipação político-administrativa.

Durante esse tempo a cidade cresceu, evoluiu e hoje se mostra uma verdadeira potência em diversos segmentos que rege uma sociedade. Seja na educação, na infraestrutura, na saúde, na economia e no seu comércio, que é vasto e rico em variedades.

Mas tem também algumas curiosidades que nem mesmo os volta-redondenses sabem, como a produção de laranjas, por exemplo. Após o final do ciclo do café na região, os produtores locais passaram a produzir laranjas.

Onde existe um bairro com o nome ‘Laranjal’ existia inúmeras plantações de laranja. A produção forçou um início de modernização da estação ferroviária, que com o advento da siderúrgica, o foco mudou novamente para o aço.

Volta Redonda teve o primeiro shopping da América Latina, sabiam? Projetado para modernizar o bairro Aterrado, o icônico Edifício Redondo foi desenhado pelo arquiteto Oswaldo Moreira com o nome de Shopping 35, em 1966. O Edifício viria ser o primeiro shopping da América Latina, porém, nunca foi finalizado.

Quem foi o criador de Volta Redonda? Burbúrios da época diziam que o maior articulador a favor da emancipação de Volta Redonda foi o proprietário da Fazenda Retiro, Sávio Cotta de Almeida Gama. Quando aprovada a emancipação, Sávio Gama foi eleito o primeiro prefeito em uma cidade sem nenhum orçamento. Muitos diziam na época que o aluguel do prédio da prefeitura e os funcionários foram pagos por ele, do próprio bolso.

Como a Rua 33 recebeu esse número se pela ordem lógica no mapa ela deveria ser Rua 41? A Vila Santa Cecília teve suas vias planejadas com uma numeração lógica, mas se seguirmos pela ordem, a Rua 33 deveria ser Rua 41, pois seria a sequência óbvia das ruas 21 e 31. A explicação, segundo historiadores é: A Rua 33 foi planejada para ser a principal via da Vila Operária, ela teria recebido essa numeração para prestar homenagem ao maior grau maçônico, o Soberano Grande Inspetor-Geral.

Você sabia que Volta Redonda possuía uma das mais antigas escolas de viação do Brasil, com instrutores de ponta vindos de todo país? Com o crescimento da cidade a pista e o hangar foram desativados. Porém, ainda possuem cadastros internacionais ativados como o Código IATA e o Código ICAO, QRV e SSRV. O aeroporto desativado de Volta Redonda está localizado no bairro Aero Clube.

Agora falando de benfeitorias, Volta Redonda só tem o que comemorar. A Prefeitura Municipal pagou mais de R$ 7 milhões correspondentes ao décimo terceiro salário dos servidores concursados, referente ao ano de 2020.

O pagamento significa o fim da dívida herdada da administração anterior com os funcionários de carreira. Já foram pagos mais de R$ 50 milhões em salários atrasados.

“Em todos os meus mandatos sempre tive o zelo de deixar em dia a nossa folha de pagamento de pessoal. Sabemos das dificuldades que estamos passando nesse início de governo, mas não seria justo com quem está enfrentando a pandemia trabalhando pelo melhor da cidade e do nosso povo”, enalteceu o prefeito Antonio Francisco Neto.

Várias ações são realizadas em benefício da população, como por exemplo a Secretaria Municipal de Ação Comunitária (Smac), através do Departamento de Proteção Especial Social (DPES), promoveu no dia 24 de junho, a primeira reunião para inserção de famílias a serem beneficiadas com o projeto ‘Protegendo a Infância e Adolescência’.

Outra ação em benefício da população foi o projeto ‘Coluna Reta’ que vem amparando crianças e adolescentes na prevenção e diagnóstico precoce da escoliose idiopática. Os primeiros atendimentos realizados em junho, beneficiou pacientes de 6 a 18 anos inscritos nos Cras de Santo Agostinho e Vila Americana. “Lançamos um projeto pioneiro, inédito no Brasil, que vai acompanhar crianças e adolescentes nessa faixa etária, na prevenção e tratamento da escoliose”, disse o secretário municipal de Ação Comunitária, Munir Francisco.

A prefeitura realizou também, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA) e com apoio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), a segunda edição do ‘Família Animal’, onde foram disponibilizados 17 animais para adoções.

Teve também a retomada do projeto ‘Mulheres: Mãos à Obra’, lançado inicialmente em 2011, com o objetivo de oferecer cinco cursos gratuitos na área de construção civil para mulheres.

E os benefícios para a população não param: Foi apresentado pelo prefeito Neto, juntamente com o Sindicato dos Condutores Autônomos do Sul Fluminense e mais um grupo de taxistas da cidade, as condições do aplicativo ‘Taxi.Rio.Cidades’, o mesmo usado pelos taxistas da cidade do Rio de Janeiro. Tudo isso para facilitar o transporte urbano e a vida de quem vive em Volta Redonda.

As contratações continuam acontecendo no mercado de trabalho do município. Em um balanço realizado recentemente, Volta Redonda fechou o mês de maio com saldo positivo na relação entre admissões e demissões. De acordo com o balanço do governo federal, 2.015 pessoas foram contratadas, contra 1.704 que foram demitidas, ou seja, um saldo final de 311 novos empregos gerados na cidade.

O Fundo Comunitário de Volta Redonda (Furban-VR) concluiu recentemente, mais cinco obras de melhorias nos bairros Retiro, Eucaliptal, Vila Rica/Três Poços, Nova Primavera e Monte Castelo. As intervenções fazem parte de uma série de investimentos que a autarquia municipal vem realizando, visando mais segurança e comodidade para a população.

O Mercado Popular da Vila Santa Cecília já está com obras de infraestrutura e revitalização do espaço, definidas. São melhorias para facilitar a vida e o trabalho de milhares de pessoas naquele espaço. A Prefeitura planeja revitalizar também os Mercados Populares do Aterrado, Amaral Peixoto e Retiro.

O aniversário é de Volta Redonda, mas quem ganha é a população. A cidade está prosperando em diversos setores e comemora seus 67 anos com muitas realizações e muitos projetos a serem realizados. Parabéns Volta Redonda!

 

 

 

 

 

 

Esio Bellido

Bacharel em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo, pelo Centro Universitário Fluminense - UNIFLU/FAFIC - Campos dos Goytacazes-RJ - Formado em 22/12/2005. Pós-graduado em 'Especialização em Assessoria e Gestão da Comunicação', pela Universidade Anhambi Morumbi-SP - 2021/2022. Registro Profissional de Jornalista nº 0036792/RJ – MTb - Emitido pelo Ministério do Trabalho e Emprego de Campos dos Goytacazes-RJ, em 17/07/2015. Acadêmico em Direito (2º período).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *