Petrobras anuncia investimento de US$ 24 bilhões na Bacia de Campos para os próximos cinco anos
A Petrobras vai investir 24 bilhões de dólares (cerca de R$ 130 bilhões) na Bacia de Campos nos próximos cinco anos. O anúncio foi feito na manhã desta terça-feira (23) pelo gerente-geral da Unidade de Negócios da estatal na região, Guilherme Sargenti, durante uma reunião com prefeitos e lideranças de oito municípios produtores de petróleo do Norte Fluminense e da Região dos Lagos.
O aporte massivo marca o início de uma nova era de expansão para a Bacia de Campos, impulsionando a economia regional. O encontro também serviu para consolidar um canal direto de comunicação entre a Petrobras e as prefeituras locais, tendo como pauta central o painel “Perspectivas da Bacia Geológica de Campos”.
A iniciativa, liderada pelo prefeito de Macaé, Welberth Rezende, junto à Petrobras, busca mitigar gargalos logísticos e assegurar que o impacto econômico da produção de petróleo se reverta diretamente em qualidade de vida para as populações locais. “Nosso objetivo é alinhar o desempenho dos royalties ao salto de produção que esses investimentos trarão. Este é o momento crucial para os municípios planejarem políticas públicas sólidas e transformadoras para a nossa população”, afirmou o prefeito de Macaé.
Veja essa e outras notícias no site da Prefeitura de Macaé
O movimento foi endossado pelo representante da estatal, que destacou o ganho mútuo da parceria. “Esses aportes garantem a expansão do petróleo na região, criando a oportunidade ideal para que as gestões municipais estruturem um planejamento regional estratégico. Essa sinergia com os governos locais é o que nos permite ampliar, de forma expressiva, o nosso legado social na região”, destacou Sargenti.
Além de Macaé, participaram do encontro os prefeitos de Campos dos Goytacazes, Carapebus, Conceição de Macabu, Casimiro de Abreu, Quissamã, Cabo Frio e Rio das Ostras. Juntos, eles alinharam o cronograma de investimentos da companhia voltados à infraestrutura urbana, à atração de capital privado e à capacitação da mão de obra local para atender às demandas futuras.
A partir dessa previsibilidade financeira, os gestores municipais destacaram que a garantia dos recursos viabilizará um desenho técnico seguro para as metas governamentais dos próximos anos, focadas na diversificação econômica e no desenvolvimento urbano da região que concentra a Bacia de Campos.
O plano de investimentos apresentado por Guilherme Sargenti visa abrir novas frentes exploratórias na bacia que já opera há cinco décadas. A estratégia da Petrobras promove uma revitalização histórica do setor, consolidando o Estado do Rio de Janeiro em posição de liderança na geopolítica energética global.
