Óleo e Gás

Novas tecnologias prometem alavancar setor de óleo e gás, dizem especialistas

A tecnologia e recursos digitais avançados já estão em uso e devem revolucionar as operações offshore nos próximos anos. Durante o painel “Inteligência Artificial – a revolução digital no O&G”, realizado nesta terça-feira (27), na Rio Oil & Gas, executivos da TotalEnergies, Repsol Sinopec, Radix e NVIDIA apresentaram no que as novas ferramentas já estão apoiando o setor.

Para a Coordenadora de Projetos Digitais da TotalEnergies, Mariana Kobayashi, a mistura de diferentes tipos de modelagens, como Inteligência Artificial e Machine Learning, tem sido uma peça importante para a companhia em diversas aplicações. “Tanto no refino, quanto na logística e no setor de exploração e produção, conseguimos evitar acidentes e vazamentos. Temos resultados excelentes em toda a cadeia logística”, ressaltou.

O sócio-fundador da Radix, Geraldo Rochocz, explicou que é preciso olhar a aplicação de novas tecnologias, mas sem esquecer de todo o histórico da empresa e das ferramentas que já foram usadas no passado.

“A revolução da Inteligência Artificial (IA) está apenas no começo. Essas tecnologias abrem muitas possibilidades para o futuro. Temos um potencial gigantesco com novas técnicas para o setor de óleo e gás”, disse.

Para a Gerente de Tecnologia e Inovação da Repsol Sinope, Tamara Garcia Bermejo, a digitalização representa uma oportunidade segura para empresas de upstream e toda a cadeia de fornecimento. “Temos conseguido excelentes resultados, como a otimização nos transportes de pessoas, na entrega de equipamentos nas operações offshore e em toda a nossa parte logística”, disse.

Evento

A Rio Oil & Gas 2022 acontece até esta quinta-feira (29/9), no Boulevard Olímpico, e é patrocinada por Petrobras, Ambipar Response, Equinor, Shell, TotalEnergies, Vibra, Ipiranga, Raízen, BP, Bunker One, Chevron, ExxonMobil, Karoon Energy, Modec, Galp, PETRONAS, Repsol Sinopec, 3R Petroleum, Acelen, Siemens Energy, Trident Energy, Braskem, Enauta, Halliburton, McDermott, NTS, PECOM, PRIO, Salesforce, Saipem, Subsea 7, AET, Baker Hughes, DOW, Fluxys, Oracle, Perbras, Solvay, TAG, TBG, Techint, Vallourec, Wintershall Dea, Horizon-Partners, Ultracargo, Weatherford e WTW.

 

Esio Bellido

Bacharel em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo, pelo Centro Universitário Fluminense - UNIFLU/FAFIC - Campos dos Goytacazes-RJ - Formado em 22/12/2005. Pós-graduado em 'Especialização em Assessoria e Gestão da Comunicação', pela Universidade Anhambi Morumbi-SP - 2021/2022. Registro Profissional de Jornalista nº 0036792/RJ – MTb - Emitido pelo Ministério do Trabalho e Emprego de Campos dos Goytacazes-RJ, em 17/07/2015. Acadêmico em Direito (2º período).

8 comentários sobre “Novas tecnologias prometem alavancar setor de óleo e gás, dizem especialistas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *