16 de maio de 2024
Turismo

IFRJ CEPF realizada encontro de tecnologia e turismo no Sul Fluminense e Vale do Café

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ) Campus Engenheiro Paulo de Frontin recebeu na última quarta-feira (6) um evento que reuniu autoridades e profissionais do setor de tecnologia e turismo. A Rio Info 2023, fruto da parceria entre a TI Rio e o IFRJ, teve como propósito principal mapear as dores e oportunidades nas áreas de tecnologia e turismo no Sul Fluminense e no Vale do Café.

A cerimônia de abertura contou com a presença do Professor e Diretor Geral do IFRJ CEPF, além do Vice-Presidente do TI Rio e Diretor Geral do Rio Info, Alberto Blois. O encontro prometia ser um catalisador para o desenvolvimento regional, unindo esforços e conhecimentos para impulsionar setores fundamentais para a economia local. Após a abertura teve início o primeiro painel do dia: Tecnologia no desenvolvimento turístico, no qual Paulo Milet Coordenador (Aranduland – Metaverso 2030 e Jean Manhães  CEO Prysma Solutions, apresentaram soluções tecnológicas voltadas para o turismo.

O destaque da programação foi o painel “Experiencias de sucesso no Sul Fluminense e do Vale do café”, mediado pelo Prof. Ricardo Kneipp. O painel reuniu personalidades influentes, incluindo Wanderson Farias, Assessor Especial da SETUR-RJ e coordenador das ações do turismo no Vale do Café; Tânia Duque, Diretora Administrativa e Financeira do Vale do Café Convention & Visitors Bureau; e Wilson Rezende, Técnico em Turismo da Prefeitura Municipal de Areal, RJ. Juntos, apresentaram casos de sucesso que destacaram as potencialidades turísticas do Sul Fluminense e do Vale do Café.

Wanderson Farias representou a Setur-RJ no evento.

O encerramento do evento foi marcado pelo painel “Desenvolvimento Tecnológico Campus PF / Parceiros”. Com a participação de Lindinei Rocha, Prof. Dr. Coordenador de Pesquisa, Inovação e Incubadora; Alberto Blois, representando a TI Rio / Rio Info; Luis Jorge Lopes Ribeiro, Secretário Executivo do Instituto Amigos do Tinguá (IAT); e Ricardo Kneipp como mediador. Neste painel, foram apresentadas as notáveis iniciativas do Instituto Amigos do Tinguá, situado em Sacra Família, e as ações da incubadora Silício Fluminense, que conta com a colaboração da TI Rio em projetos como o banco de talentos e o HubTec 360.

Ao reunir líderes acadêmicos, profissionais da indústria, e representantes do poder público, a Rio Info 2023 não apenas proporcionou uma troca valiosa de conhecimento, mas também estabeleceu bases sólidas para futuras colaborações e projetos inovadores. O evento reforçou o compromisso com o desenvolvimento regional, colocando Engenheiro Paulo de Frontin e região no mapa da inovação e crescimento sustentável.

One thought on “IFRJ CEPF realizada encontro de tecnologia e turismo no Sul Fluminense e Vale do Café

  • Marcelo Mariano Mazzi

    Muito discurso e pouca ação. A 10 anos neste projeto e só vi alguma coisa em Paulo de Frontin. Também a capacidade intelectual dos secretários é mínima. Não sabem nada de administração pública! Muito mesmos de pesquisa. Não sabem por onde começar. Então o negócio é esse esperar alguém colocar dinheiro! Com licenças professores amigos, ficar na mão de político e ficar na mão do cão!

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *