6 de maio de 2024
Economia

Constellation e Sapura realizam operação pioneira de troca de thruster em alto-mar no Laguna Star

Uma manobra considerada um marco para a indústria de petróleo e gás offshore brasileira foi registrada em fevereiro deste ano. Na ocasião, a Constellation e a Sapura concluíram uma operação inédita de troca de thruster (propulsor) em alto-mar no navio-sonda Laguna Star, sob contrato com a Petrobras, a cerca de 200km da costa do Rio de Janeiro.

A operação, realizada em uma lâmina d´água de mais de 2.000 metros de profundidade, foi conduzida sem a necessidade de que a unidade de perfuração fosse trazida para a costa, proporcionando redução do seu tempo de parada, além de mais segurança, uma vez que demanda menos mergulhadores e tempo de trabalho dos profissionais envolvidos.

As atividades de substituição de thruster azimutal no país só eram, até então, realizadas em águas abrigadas. O equipamento, que pesa cerca de 61 toneladas, é um item de propulsão do navio-sonda e fornece ao sistema de posicionamento dinâmico força e direção de impulso.

“O conhecimento que construímos ao longo de mais de 40 anos de operação na costa brasileira, abrangendo os desafios técnicos e operacionais, possibilitou que realizássemos essa manobra pioneira com excelência e segurança. Temos orgulho de participar da quebra de mais um paradigma para a indústria de óleo e gás do país”, ressalta Rodrigo Ribeiro, CEO da Constellation.

O procedimento gerou uma economia financeira substancial para a Constellation e redução em quase 150 vezes o homem-hora de mergulho, atividade com exposição elevada a risco. Seis mergulhadores foram mobilizados. A substituição em águas abrigadas exigiria cerca de 60 profissionais, pois seriam demandadas intervenções adicionais no casco.

Foram necessários ensaios prévios do posicionamento da manobra e estudos de engenharia, movimentação das ondas e velocidade do vento. A operação de troca durou 40 horas e envolveu quatro embarcações: o Laguna Star, a embarcação de lançamento de linha PLSV Sapura Ônix, o rebocador AHTS CBO Valletta e o barco de mergulho Miami Blue. Durante a intervenção para substituição do equipamento, os navios Laguna Star e Sapura Ônix foram posicionados a uma distância de apenas 15 metros um do outro.

“A Sapura tem um imenso orgulho em incluir este trabalho em nossa lista de projetos de engenharia pioneiros. Ele representou um desafio que exigiu extensa pesquisa, dedicação e comprometimento de nossa equipe. E, mais uma vez, demonstramos que estamos empenhados a superar desafios, priorizando segurança e excelência. Eu agradeço sinceramente às equipes envolvidas no projeto, que já deixou sua marca na história da Sapura e em todo o setor”, diz Rogerio Salbego, CEO da Sapura.

Sapura Ônix é uma embarcação projetada para lançamento e manuseio de dutos flexíveis, mas que se aperfeiçoou para lidar com projetos especiais de engenharia submarina, assim como o restante da frota Sapura. Com dois veículos submarinos controlados remotamente (ROV), consegue atuar em águas de até 3.000 metros de profundidade. Já o Laguna Star é um navio-sonda DP de águas ultraprofundas projetado para operar em águas com profundidades de até 10.000 pés, típicas do pré-sal, com uma capacidade de profundidade de perfuração de até 40.000 pés.

One thought on “Constellation e Sapura realizam operação pioneira de troca de thruster em alto-mar no Laguna Star

  • Marcos Antônio Nunes

    Boa tarde! Me chamo Marcos Nunes, (MCB). Mestre de Cabotagem, do NS-44 LAGUNA STAR. Tive o imenso prazer, oportunidade e privilégio, de fazer parte integrante e efetiva nessa operação. Operar em simultaneidade e dinamismo com embarcações totalmente distintas, foi uma experiência explêndida, imensurável absolutamente fantástica para todos nós envolvidos nesse tipo de trabalho. Operar em conjunto com as embarcações: SAPURA ÔNIX, AHTS PARINTINS e o barco de mergulho SANA juntamente conosco o NS-44 LAGUNA STAR, foi incrível, maravilhoso. Todos nós trabalhamos visando, mantendo, garantindo e observando primeiramente a segurança de todos os patrimônios envolvidos, sobretudo a integridade física e a vida de cada um de nós, enquanto colaboradores. Em toda a minha trajetória marítima, já vivenciei de forma geral, várias situações, entretanto, essa foi uma das mais relevantes da minha carreira profissional! Sem esquecer também, de todo o suporte de terra, entre: engenheiros e técnicos, onde trabalhamos juntos, harmônicos e unidos em prol do mesmo objetivo. Foram os mais diversos e dinâmicos tipos de trabalhos possíveis, porém todos na mais perfeita segurança, confiança, planejamento e sincronia. Sem esquecer todo o trabalho marinheiro e náutico, Emfim, todos os trabalhos tiveram o seu grande valor, modéstia à parte! Fico honrado por ter feito parte integrante desse time de campeões! Mas, primeiramente, em especial, quero agradecer ao meu DEUS, por Ele ter nos capacitado e ter nos dados livramento em todos os momentos, afinal, (TODA À HONRA E GLÓRIA, SEJAM DADAS AO NOME DO SENHOR JESUS CRISTO de NAZARÉ, AMÉM). Quê DEUS abençoe a todos nós, amém.

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