Macaé

Macaé sedia III Encontro Regional de Secretários de Turismo da Costa do Sol

Gostou? Compartilhe essa matéria!

De frente para o mar, na Praia dos Cavaleiros, Macaé foi palco, nesta terça-feira (11), do III Encontro Regional de Secretários de Turismo da Costa do Sol. O evento reuniu representantes dos 13 municípios que compõem a região turística, no Restaurante do Durval, das 9h às 13h, para discutir estratégias de integração e fortalecimento do turismo regional.

Durante o encontro, os gestores aprovaram a nova logomarca promocional da Costa do Sol, definiram o calendário turístico regional e avançaram na estruturação do consórcio de desenvolvimento turístico, entre outras iniciativas voltadas à consolidação da marca e à cooperação entre os municípios.

Organizado pela Secretaria de Turismo de Macaé, o evento reforçou o compromisso com o crescimento sustentável do setor e a consolidação da Costa do Sol como um dos principais destinos turísticos do Estado do Rio de Janeiro. A região abrange os municípios de Macaé, Maricá, Saquarema, Araruama, Iguaba, São Pedro da Aldeia, Cabo Frio, Arraial do Cabo, Armação dos Búzios, Casimiro de Abreu, Rio das Ostras, Quissamã e Carapebus.

O encontro, restrito aos representantes municipais, contou com a presença do prefeito Welberth Rezende, que deu as boas-vindas aos participantes, acompanhado pelo secretário de Turismo, Leo Anderson, e pelo secretário de Governo, Juninho Luna.

De acordo com os organizadores, o objetivo é fortalecer a atuação conjunta entre os municípios, promovendo ações integradas que valorizem o potencial natural, cultural e econômico da Costa do Sol, ampliando sua visibilidade e competitividade no cenário turístico nacional.

Rezende destacou o potencial da região e os investimentos em infraestrutura e segurança que elevam Macaé a um patamar diferenciado em qualidade de vida. “Levamos muito a sério o turismo ainda mais com todo o potencial que a nossa região tem e oferece a todos. A Costa do Sol é gigante, com cenários diversificados para os turistas. Investimos cada vez mais para trazer os visitantes, fazer com que voltem e esse número só aumenta todo ano. Principalmente, com a antecipação do verão e os investimentos para o Natal. Macaé vive do óleo e gás, mas o turismo de eventos e lazer tem atraído mais e mais visitantes e fortalece a economia do município. Nossa rede hoteleira é a segunda do estado atrás somente da capital. A Costa do Sol tem sido um dos destinos mais procurados a cada ano e isto é muito gratificante”, afirmou.

O secretário de Turismo de Macaé, Leo Anderson, ressaltou que a diversidade natural da cidade, entre a serra e o mar, atrai diferentes perfis de visitantes e projeta crescimento contínuo. “Este encontro reforça a necessidade de planejar o turismo de forma integrada, transformando a Costa do Sol em um destino competitivo no cenário nacional e internacional. A ideia é que cada município mantenha sua identidade, mas atue em sinergia para ampliar a visibilidade e a atratividade da região”, disse.

Para o secretário de Governo, Juninho Luna, as novas parcerias com os demais municípios tornarão a Costa do Sol ainda mais forte e contagiante. “Cada município da região tem a sua beleza natural e muito a oferecer aos turistas de todas as partes protagonizando cenários deslumbrantes”, enfatizou.

No encontro anterior foi criado um grupo técnico para mobilizar ações e parcerias. O secretário executivo do grupo, Marco Simas, apresentou os principais pontos da pauta no encontro em Macaé: integração regional, promoção conjunta, infraestrutura e mobilidade, turismo sustentável e capacitação profissional. Ele lembrou que o primeiro encontro foi realizado em Cabo Frio e o segundo em Maricá, ambos neste ano. Para José Alexandre Almeida da Silva, secretário de Turismo de Maricá, o grupo executivo tem papel fundamental ao acompanhar a execução das propostas e articular novas parcerias com o setor privado e instituições públicas, garantindo que o turismo regional avance de forma estruturada e colaborativa.


Gostou? Compartilhe essa matéria!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *