Editorial

Volta Redonda vai reativar sistema de monitoramento por câmeras em vias públicas

O prefeito de Volta Redonda, Antônio Francisco Neto se reuniu na tarde desta quarta-feira (9), com a comandante do 28º Batalhão da Policia Militar (28ºBPM), tenente-coronel Andreia Campos, para discutir a reativação do sistema de monitoramento por câmeras das vias públicas da cidade. A ideia é monitorar a partir das cabines da Polícia Militar (PM), instaladas em três regiões da cidade.

A implantação do sistema, que já ocorre no município através do Centro Integrado de Segurança Pública (Ciosp), será feita, a princípio, nas cabines da PM dos bairros Vila Rica, Santa Cruz e Santo Agostinho.

O projeto será uma parceria entre a PM e a Prefeitura de Volta Redonda, com a atuação da Guarda Municipal (GMVR) e a Empresa de Processamentos de Dados (EPD-VR).

A intenção do projeto piloto é instalar, em pontos estratégicos nestes três bairros, aproximadamente 175 câmeras de alta definição com filmagem em 360 graus e fixas.

Além de monitorar de dentro de cada cabine, as imagens também serão controladas e integradas ao Ciosp. Nas três regiões destes bairros, segundo dados da prefeitura, vivem cerca de 70 mil pessoas.

Para custear as despesas da compra de equipamentos, o prefeito informou que buscará financiamentos federal e estadual e contrapartida da prefeitura. Neto informou ainda que, em pouco tempo, quer avançar para mais dois bairros onde existem as cabines, que são os bairros Conforto e Belmonte.

O projeto, que recebe um nome inicial de VR mais Segura, será levado a toda a cidade e instalado nas nove cabines que são de responsabilidade da PM, e foram construídas em parceria com a Prefeitura de Volta Redonda.

“Precisamos da equipe da PM e a Guarda Municipal na cabine para monitorar as imagens e ajudar a coibir os delitos. Teremos um número de telefone exclusivo para cada cabine, para que a população ligue e o atendimento seja o mais rápido possível”, informou o prefeito.

Para colocar o projeto em prática, Neto pediu apoio da comandante Andreia. Ela garantiu que dará apoio para as ações.

“Será muito importante para a gente também. Pois, hoje não temos um PM lá na cabine o tempo todo pela falta de efetivo, mas com a chegada deste reforço, o trabalho será mais eficiente. Teremos com este projeto, a PM dentro da cabine 24 horas e a equipe de ronda. Seremos parceiros e reconheço que teremos resultados com esta primeira etapa”, disse a comandante, que estava acompanhada na reunião, do comandante da 1ª Cia de VR, Capitão Paulo Victor.

O prefeito Neto ainda garantiu que o novo projeto vai renovar totalmente o sistema de segurança em vias públicas de Volta Redonda.

“A cidade já foi referência neste sistema de monitoramento e nós voltaremos com mais força. Teremos a melhor tecnologia e contaremos com a dedicação da PM e da Guarda Municipal atuando no monitoramento e ação. Com certeza, alcançaremos resultados nos índices de criminalidade. Nestas três regiões da cidade aumentaremos, em pouco tempo, a sensação de segurança, e muito em breve, a cidade toda voltará a ser monitorada”, disse Neto.

Participaram também da reunião, o diretor da EPD, Edvaldo Silva, o comandante da Guarda Municipal, João Batista dos Reis e o vereador Vander Temponi, que é presidente da Comissão de Segurança Pública da Câmara Municipal de Volta Redonda.

Paralelo a esta proposta de monitoramento e objetivo de reduzir a criminalidade, o governo municipal vem atuando em melhorias no social e infraestrutura da cidade. Estas ações levam dignidade às pessoas e dão a elas o direito à cidadania.

A reabertura de 20 Centros de Referência da Assistência Social (Cras) é uma das ações mais importantes do social da cidade. As unidades sociais estavam fechadas há mais de um ano e gradativamente, os serviços estão sendo reiniciados.

A programação da Secretaria Municipal de Ação Comunitária (Smac) é reativar todos os 35 centros sociais de Volta Redonda até o final do ano. Nos Cras, a população tem os atendimentos de programas federais, oficinas de geração de renda e encontros dos grupos de convivência. Estas 20 unidades reabertas voltaram a atender mais de 40 mil pessoas.

A prefeitura também vem trabalhando na recuperação e limpeza das vias públicas da cidade. Os serviços, coordenados pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (SMI), já passaram por 84 bairros e a intenção é atingir todo o município.

Em pouco tempo, o ‘Reconstruindo VR’ será levado para mais de 25 bairros. Em pouco menos de seis meses, a população já percebe as melhorias, principalmente nas praças de lazer. Estes espaços, agora recuperados, voltam a reunir as famílias para momentos de lazer.

A substituição da atual iluminação pública de vapor de sódio e metálica para lâmpadas de LEDs é um projeto que contribuiu e faz a diferença na questão da segurança pública.

Além da redução de custos, as ruas ficarão mais iluminadas e com isso, vai gerar mais tranquilidade aos moradores. As ruas dos centros comerciais são as primeiras a receber, mas o projeto das lâmpadas de LED será levado a todos os bairros de Volta Redonda.

 

 

 

 

 

Esio Bellido

Bacharel em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo, pelo Centro Universitário Fluminense - UNIFLU/FAFIC - Campos dos Goytacazes-RJ - Formado em 22/12/2005. Pós-graduado em 'Especialização em Assessoria e Gestão da Comunicação', pela Universidade Anhambi Morumbi-SP - 2021/2022. Registro Profissional de Jornalista nº 0036792/RJ – MTb - Emitido pelo Ministério do Trabalho e Emprego de Campos dos Goytacazes-RJ, em 17/07/2015. Acadêmico em Direito (2º período).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *