Editorial

Volta Redonda sedia 5ª Reunião do APL do Café do Vale do Café

Evento será no dia 19 na Biblioteca Municipal e reunirá produtores rurais, instituições de ensino, setor de alimentação e meios de hospedagens

O município de Volta Redonda sedia nesta sexta-feira (19), às 14h, a 5ª Reunião do Arranjo Produtivo Local (APL) do Café do Vale do Café, que acontecerá na Biblioteca Municipal Raul de Leoni, na Vila Santa Cecília.

O evento tem como objetivo aproximar os setores da cadeia produtiva do café nos municípios que integram a região turística do Vale do Café.

“Acreditamos que existe um grande potencial ao estimar a cultura de consumo do café, valorizando empresas tradicionais como as que estão em Volta Redonda e estimulando novos produtores de cafés especiais. Assim como outras empresas que desejem incorporar os cafés ao seu cardápio, criando uma cultura de valorização dos cafés do Vale do Café”, explicou o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Sergio Sodré, que participará da abertura do evento.

A iniciativa de promover o evento surgiu como uma resposta dos municípios com tradição de turismo nas fazendas de café como Vassouras e Valença, que desejavam oferecer uma experiência com as plantações de café, tal como foi o Vale no passado.

O APL teve início em Vassouras e vislumbra ser uma iniciativa que envolva mais municípios, somando forças para gerar desenvolvimento coletivo.

“Esse é importante desdobramento do Fórum do Café do Vale do Café, que foi realizado em Vassouras. Na edição de Volta Redonda, desejamos aproximar produtores, cursos na área de Gastronomia e o setor de alimentação para criar experiências com os cafés do nosso Vale”, explicou o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Vassouras, Wanderson Farias.

A cada mês, o evento ocorre em um município da região do Vale do Café, integrante do projeto e, além da programação de palestras, contará com uma feira de artesanato com o ‘Projeto Arigó’ e também exposição de cafés de diversas cidades do Vale.

O público-alvo são os produtores rurais que desejem diversificar sua produção, instituições de ensino, cafés, buffets, bares e restaurante, meios de hospedagens, entre outros.

A diretora de Turismo da SMDET, Débora Candido, ressaltou ainda que a cidade possui um Instituto de Gastronomia e um projeto de formação na área de Hotelaria que trabalha a formação de baristas.

“Assim, desejamos ainda estimular a cultura de emprego de receitas, utilizando nossos cafés do Vale na formação destes estudantes. Em um curto prazo, já poderemos colher ótimos resultados”, concluiu a diretora.

Também participarão da abertura da reunião o secretário de Estado de Turismo, Gustavo Tutuca, o deputado federal Christino Áureo, a subsecretária de Estado de Desenvolvimento Econômico, Marina Esteves, o secretário de Estado de Agricultura, Marcelo Queiroz, entre outras autoridades.

APL – ‘Arranjo Produtivo Local’ é um programa e tem como objetivo estimular alternativas que gerem desenvolvimento com sustentabilidade, nos âmbitos social, econômico, ambiental e cultural.

Acompanhe a programação:

 

 

 

 

Esio Bellido

Bacharel em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo, pelo Centro Universitário Fluminense - UNIFLU/FAFIC - Campos dos Goytacazes-RJ - Formado em 22/12/2005. Pós-graduado em 'Especialização em Assessoria e Gestão da Comunicação', pela Universidade Anhambi Morumbi-SP - 2021/2022. Registro Profissional de Jornalista nº 0036792/RJ – MTb - Emitido pelo Ministério do Trabalho e Emprego de Campos dos Goytacazes-RJ, em 17/07/2015. Acadêmico em Direito (2º período).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *