Volta Redonda prorroga pagamento do IPTU 2020
Devido à procura dos últimos dias, a Prefeitura de Volta Redonda decidiu prorrogar o prazo de pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) 2020, até o dia 14 de maio.
A medida foi assinada pelo prefeito Antonio Francisco Neto na última quinta-feira (18), de acordo com a Lei nº 5.772.
Conforme a Lei 5.772/2021 o pagamento do IPTU/2020 que consta em aberto, deverá ser efetuado em cota única, sem incidência de multas e juros, corrigidos pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de 2020, em 4,52%.
Para imprimir a guia de pagamento basta clicar no banner ‘IPTU 2020’ disponível no site da prefeitura, no link: (clique aqui) e informar o número da inscrição imobiliária do imóvel.
O pagamento pode ser feito nos bancos Itaú, Caixa Econômica Federal, Bradesco, Banco de Brasil, esse somente no autoatendimento ou nas casas lotéricas.
IPTU
É um imposto aplicado sobre imóveis, ou seja, para quem tem qualquer tipo de propriedade construída dentro da cidade, pode ser cobrado pela prefeitura.
Diferente de que muitas pessoas acreditam, apesar de ser um tributo cobrado pelo município, o IPTU não tem ligação direta com melhorias estruturais na cidade.
Em outras palavras, o valor arrecadado com o imposto não está comprometido com obras para melhorar ruas, a iluminação pública, criar parques, etc.
O valor arrecadado pelo IPTU é encaminhando para os cofres públicos e serve para pagar uma infinidade de contas que a administração municipal tem que honrar, como contratos de prestação de serviços e pagamento de salários de servidores municipais.
O valor arrecadado com IPTU se junta a outros impostos recebidos pelas prefeituras, como o Imposto Sobre Serviços (ISS), acumulando uma grande quantia de dinheiro, que então recebe diversos destinos.