Editorial

Volta Redonda comemora aniversário de emancipação

Nesta sexta-feira (17), o município de Volta Redonda comemora 66 anos de emancipação político-administrativa. A cidade é uma das principais do Estado do Rio de Janeiro, pois possui importância significativa para a economia regional e estadual.

Tendo também um papel fundamental na história do desenvolvimento industrial do Brasil, abrigando a maior usina siderúrgica da América Latina, por isso é conhecida como a “Cidade do Aço”.

Segundo o último Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), o município atingiu o índice de 0,771, sendo o quarto maior do Estado.

Relatando um pouco de sua história, em 1941 tem início o ciclo de industrialização de Volta Redonda, escolhida como local para instalação da Usina Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), em plena II Guerra Mundial, marcando as bases da industrialização brasileira.

DCIM100MEDIADJI_0274.JPG

O município e cortado pelo Rio Paraíba do Sul e devido a sua curva acentuada ao passar pela cidade, surgiu então o nome Volta Redonda.

Este interessante acidente geográfico, a volta redonda, que havia sido berço de nações indígenas como a dos Puris e Acaris, teve a presença de grandes exploradores, barões do café, escravos, barqueiros, agricultores e cedia lugar aos operários vindos das mais diversas regiões.

Após uma série de marchas políticas, Volta Redonda conquista sua emancipação em 17 de julho, marcando um novo ciclo no desenvolvimento de sua história.

Hoje Volta Redonda passa pela situação de pandemia, que o mundo todo enfrenta contra a proliferação do novo coronavírus. A prefeitura da cidade vem dia após dia combatendo a Covid-19 através de protocolos de saúde e normas administrativas, mas no dia de seu aniversário, deixa claro que a luta é constante, mas a esperança de dias melhores, essa sim, nunca morre.

O Jornal Monitor Econômico faz aqui uma singela homenagem à Volta Redonda. Parabéns ao município e a todos os Volta-Redondenses.

Esio Bellido

Bacharel em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo, pelo Centro Universitário Fluminense - UNIFLU/FAFIC - Campos dos Goytacazes-RJ - Formado em 22/12/2005. Pós-graduado em 'Especialização em Assessoria e Gestão da Comunicação', pela Universidade Anhambi Morumbi-SP - 2021/2022. Registro Profissional de Jornalista nº 0036792/RJ – MTb - Emitido pelo Ministério do Trabalho e Emprego de Campos dos Goytacazes-RJ, em 17/07/2015. Acadêmico em Direito (2º período).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *