Volta Redonda assina convênio e terá aplicativo para corridas de táxis
Motoristas regulamentados do município passam a contar o Táxi.Rio.Cidades; cadastramento começou nesta quinta-feira (11)
Cerca de cem taxistas do município acompanharam a assinatura do convênio entre as Prefeituras de Volta Redonda e do Rio de Janeiro para a implantação do aplicativo ‘Táxi.Rio.Cidades’.
O prefeito Antonio Francisco Neto recebeu o chefe do executivo carioca, Eduardo Paes, na noite desta quarta-feira (10), no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas de Volta Redonda (CDL-VR), no Aterrado.
No evento, os motoristas receberam orientações sobre o aplicativo, utilizado por mais de 30 mil táxis na cidade do Rio. O cadastramento começou nesta quinta-feira (11), e deve ser validado presencialmente na sede da Secretaria de Transporte e Mobilidade Urbana (STMU). A previsão é que o aplicativo comece a funcionar ainda nesta semana.
O prefeito Neto agradeceu a presença do prefeito Eduardo Paes em Volta Redonda e afirmou que este convênio deve provocar uma mudança na relação entre os taxistas da cidade e seus clientes.
“Acredito que o novo sistema vai aumentar a procura pelo serviço, muito prejudicado durante a pandemia da Covid-19, gerar renda e até postos de trabalho para a categoria. No município, os permissionários podem ter até dois motoristas auxiliares e sabemos que nem todas estas vagas estão ocupadas. Com o crescimento da demanda, é possível que mais motoristas possam trabalhar”, disse.
Neto aproveitou a oportunidade para agradecer também à sua equipe de governo. Ele citou o secretário de Ação Comunitária, Munir Francisco, que deu o start para a implantação do ‘Táxi.Rio.Cidades’ em Volta Redonda ao receber Marcelo Thaca, representante dos taxistas, que veio pedir ajuda para a categoria.
Lembrou ainda da importante atuação do assessor da prefeitura, Deley de Oliveira, que, após iniciadas as conversas com a prefeitura do Rio de Janeiro conseguiu reduzir a taxa a ser paga pelo serviço à empresa que criou o serviço de 7,5% para 5,5%. “É a prova de que com trabalho em equipe a população será sempre beneficiada”, destacou.
Eduardo Paes elogiou a capacidade de gestão e a capacidade política de Neto, fundamentais para a recuperação econômica do município.
“A assinatura deste convênio, que moderniza o serviço de táxis, é um exemplo disso. Mostra a busca da gestão por soluções para geração de renda e movimentação da economia”, disse Paes.
Na oportunidade o prefeito Paes afirmou ainda que o Rio de Janeiro e Volta Redonda podem trocar outras experiências. “Hoje o foco foi a mobilidade urbana, mas podemos firmar outras parcerias”, acredita.
O ‘Táxi.Rio.Cidades’ foi criado pela equipe técnica da IplanRio, que é a empresa Municipal de Informática da prefeitura carioca e que permite aos passageiros, acionar o serviço pelo smartphone em qualquer hora do dia.
Os taxistas poderão oferecer descontos para os passageiros entre 20% e 40%. A partir desta quinta-feira (11), os taxistas já devem baixar o aplicativo e fazer o pré-cadastro, que será validado na sede da STMU, na Rodoviária Municipal.
O secretário de Transporte e Mobilidade Urbana, Paulo Barenco, explicou que é uma questão de segurança, uma orientação da IplanRio. Ele ressaltou ainda que, somente os taxistas regulamentados poderão se cadastrar no aplicativo e que estes dados já estão com a empresa responsável.
“Estou confiante de que o aplicativo vai aumentar o volume de negócios. É um mecanismo de modernidade e trará evolução na forma de prestar o serviço. Porém, para dar certo é preciso da adesão, tanto de taxistas como da população”, falou Barenco, lembrando que Volta Redonda tem 256 permissionários e cada um pode ter dois motoristas auxiliares.
O presidente do sindicato, Clóvis Barboza da Silveira, falou em oportunidade. “Essa era uma necessidade para o taxista oferecer um serviço ágil e prático para o passageiro”, disse. O taxista Paulo César Silva Alves, um dos que acompanhou da plateia a assinatura do convênio, endossou as palavras de Clóvis. “O aplicativo veio para facilitar a relação entre o taxista e o passageiro. É a tecnologia facilitando o trabalho e gerando renda”.
Entre os membros do governo municipal presentes na cerimônia também estava o presidente da Empresa de Processamento de Dados (EPD), Edvaldo Silva. A EPD é uma das responsáveis pela implantação do ‘Táxi.Rio.Cidades’ em Volta Redonda.
Ainda estavam o presidente da Câmara de Vereadores do município, Nilton Alves de Faria, o Neném, e os colegas de legislativo, Paulinho AP, Ednilson Vampirinho e Cacau da Padaria.
Também prestigiaram o evento o prefeito de Pinheiral, Ednardo Barbosa, que se interessou pelo ‘Táxi.Rio.Cidades para os taxistas de seu município, e o ex-deputado Federal, Luiz Carlos Ramos do Chapéu, que é assessor de gabinete na prefeitura do Rio de Janeiro.
Ao final do evento, ele e o prefeito Eduardo Paes ainda receberam das mãos de Munir Francisco e Deley, respectivamente, uma camisa do time de futebol do Voltaço.
Da IplanRio estavam o coordenador de Atividades, Kley Pontes; e o assessor da previdência, especialista no aplicativo para táxis, Guilherme Cardoso.