Economia

Vibra amplia operações ao dobrar capacidade da fábrica de lubrificantes

Com um investimento de R$ 100 milhões, a Vibra conseguiu dobrar a capacidade de produção de sua fábrica de lubrificantes localizada na Baixada Fluminense. Com o investimento, a unidade vizinha à refinaria de Duque de Caxias passou a produzir quase 460 milhões de litros de lubrificantes por ano, , consolidando sua posição como a maior planta industrial do gênero na América Latina.

A expansão também elevou em 66% a capacidade da linha Lubrax, permitindo atender a uma demanda crescente de mercado, além de fortalecer a posição da Vibra no cenário global. Com a expansão, torna-se uma das 5 maiores plantas do gênero no mundo.

A recente ampliação é um marco crucial para suportar a expansão nacional e internacional no segmento de lubrificantes. “Essa expansão está no cerne da estratégia da Vibra: elevar significativamente sua presença no mercado, tanto no Brasil quanto na América Latina. No Brasil, o market share da linha Lubrax é de 18,4%. A marca completou 50 anos em 2023 e segue sendo a mais lembrada pelos consumidores (Prêmio Top Of Mind 2024 categoria “Óleo lubrificante”)”, afirma Vanessa Gordilho, vice-presidente de Negócios e Marketing da Vibra.

Conheça a Vibra

Atualmente, os produtos Lubrax industriais e automotivos são exportados para Argentina, Bolívia, Uruguai, Paraguai e Chile e o objetivo é fortalecer as parcerias locais nos países mencionados e em toda a América Latina para ampliar a internacionalização do produto. No Brasil, a marca está presente em mais de 120 mil pontos de venda, incluindo os mais de 8 mil Postos Petrobras e mais de 1,7 mil unidades da franquia de serviços automotivos Lubrax+, a maior do segmento em nosso país.

O desempenho no Brasil tem sido bastante satisfatório: a linha Lubrax teve um crescimento de 35% no Ebitda nos últimos três anos. Com a entrega da expansão da fábrica, o objetivo é dobrar o Ebitda de lubrificantes nos próximos anos e aumentar a participação no mercado brasileiro. Entre as ações, estão parcerias estratégicas com montadoras e concessionárias e a expansão da rede de lojas, que atualmente conta com 1,7 mil pontos. A rede de postos BR, marca licenciada para a Vibra, possui mais de 8 mil postos, o que mostra o potencial de crescimento.

Há ainda uma oportunidade relevante de negócios dentro do mercado doméstico: muitos clientes grandes compradores ainda não adquirem lubrificantes da Vibra, abrindo espaço para a prática de vendas cruzadas (“cross-sell”) por conta do ecossistema de postos e variedade de clientes B2B. A companhia tem muito potencial de crescimento no B2B e no B2C considerando a fatia de clientes que compram apenas combustível. Atualmente, a Vibra atende 80 das 100 maiores empresas do país. Além disso, a Fábrica conta com um laboratório que possibilita o desenvolvimento de produtos de alta complexidade e valor agregado, visando segmentos específicos como mineração, aviação e geração de energia. Esses itens do portfólio podem ser criados de forma personalizada via P&D ou por meio de parcerias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *