Editorial

Vereador utiliza inteligência artificial na elaboração de projeto de lei

O vereador Victor Setaro (Republicanos), de Vassouras-RJ, protocolou um projeto de lei que tem por objetivo criar o Programa Municipal de Fomento ao Empreendedorismo e Inovação no município de Vassouras.

“Nós sabemos que o cidadão que quer abrir o seu próprio negócio enfrenta diversos desafios relacionados à burocracia, às exigências legais, à cobrança de impostos e outros motivos. Além disto, a inovação e o empreendedorismo são fundamentais para o desenvolvimento econômico e social de um município”, disse Setaro.

Victor que é formado em Direito e pós-graduado em Liderança e Inovação pela Fundação Getúlio Vargas, fez uma publicação em suas redes sociais e reforçou que as cidades estão se transformando em ecossistemas de inovação, que reúnem empresas, startups, universidades, centros de pesquisa e outras instituições em torno do objetivo comum de criar soluções criativas e disruptivas para os desafios da sociedade.

Para que isso aconteça, é fundamental que os municípios ofereçam um ambiente propício ao empreendedorismo e à inovação, com políticas públicas que estimulem e apoiem a criação de novos negócios empreendimentos inovadores.

O projeto prevê que caberá à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo desenvolver ações de capacitação e suporte técnico que poderão incluir mentorias, consultorias, cursos, workshops e outras atividades que visem aprimorar as habilidades e conhecimentos dos empreendedores e suas equipes, bem como aprimorar a gestão dos negócios e a competitividade no mercado.

Mas a inovação não está só no objetivo do projeto de lei. Victor informou que utilizou a inteligência artificial em sua elaboração.

“Como exemplo de inovação, ressalto que eu utilizei o recurso da inteligência artificial para a elaboração desse projeto, instrumento que eu considero que deve ser utilizado cada vez mais na administração pública para otimizar processos e trazer mais eficiência à gestão pública”, concluiu o vereador.

Esio Bellido

Bacharel em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo, pelo Centro Universitário Fluminense - UNIFLU/FAFIC - Campos dos Goytacazes-RJ - Formado em 22/12/2005. Pós-graduado em 'Especialização em Assessoria e Gestão da Comunicação', pela Universidade Anhambi Morumbi-SP - 2021/2022. Registro Profissional de Jornalista nº 0036792/RJ – MTb - Emitido pelo Ministério do Trabalho e Emprego de Campos dos Goytacazes-RJ, em 17/07/2015. Acadêmico em Direito (2º período).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *