Vassouras vai lançar novo projeto turístico e inaugurar Sala de Exposições ‘Marianna Crioula’ dia 26 de agosto
A próxima quinta-feira (26) será movimentada em Vassouras. Além de sediar o Fórum Regional do Turismo Fluminense, projeto da Secretaria de Estado de Turismo, a cidade terá outros importantes eventos, todos realizados na Câmara Municipal.
Com a presença do governador Claudio Castro, do secretário de Estado de Turismo, Gustavo Tutuca e de outras autoridades, será inaugurada a Sala de Exposições ‘Marianna Crioula’, em homenagem à mulher negra que foi escravizada e se tornou um símbolo da luta por liberdade.
“Já temos o Memorial Manoel Congo e agora vamos inaugurar a sala que é um simbólico reconhecimento à importância de Marianna”, disse o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Vassouras, Wanderson Farias.
Congo e Crioula foram líderes de uma das maiores revoltas de pessoas escravizadas do Brasil e são reconhecidos como heróis do Estado do Rio por lei.
A primeira exposição da nova sala será baseada no ‘Revelando Vassouras’, projeto da Fundação CSN em parceria com a MRS Logística que transformou desenhos feitos por crianças das escolas públicas em gibi e jogo.
Agora, as ilustrações vão ocupar as paredes do espaço, localizado na Câmara com visão privilegiada da Praça Barão de Campo Belo.
Outro importante projeto que será lançado é o ‘Turismo Cívico Vassouras’, realizado pela prefeitura, por meio da SEDET e da Secretaria de Educação, a partir de termo de cooperação assinado com a Secretaria de Turismo do Distrito Federal.
“Gostei muito do projeto implementado em Brasília e sugeri a realização dele em nossa cidade, especialmente para ensinar as crianças a importância das instituições públicas, dos monumentos e personagens históricos”, disse Wanderson.
A secretária de Turismo do Distrito Federal, Vanessa Mendonça, vai participar da cerimônia de lançamento do projeto.
Para finalizar, será realizada a segunda etapa do projeto ‘Rio de Mãos Dadas’, da Fecomércio RJ. Com a presença do presidente da instituição, Antônio Florêncio, as mãos gigantes criadas pelo artista Mario Band’s e expostas na Praça da Câmara desde a sexta-feira (20), finalmente vão se unir.
“Será um momento bastante simbólico. Teremos o governador, os secretários de Turismo do Rio e do DF, o prefeito Severino Dias, o presidente da Câmara, Zé Maria Capute e muitas outras autoridades presentes no ato em que as mãos unidas vão representar a importância de estarmos todos juntos pelo desenvolvimento do Estado do Rio”, finalizou o secretário Wanderson.