Vassouras retoma projeto ‘Visita nas Fazendas’
Por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, a Prefeitura de Vassouras retomou o ‘Visita nas Fazendas’. Lançado em 2019, o projeto surgiu com o objetivo de levar os moradores para as Fazendas Históricas do município de forma gratuita.
Naquele ano, uma vez ao mês, os vassourenses puderam conhecer de perto a beleza e a memória de propriedades como a São Fernando, Cachoeira Grande, São Luiz da Boa Sorte, Santa Eufrásia e São Roque.
Interrompido com a chegada da pandemia de Covid-19, o ‘Visita nas Fazendas’ teve uma edição especial nesta terça-feira (26). Na semana do Servidor Público, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo se uniu à Secretaria de Educação para levar as Orientadoras Pedagógicas de Vassouras para a Fazenda Florença, em Conservatória, distrito de Valença.
“A ideia de expandir o projeto para fazendas de outras cidades do Vale do Café surgiu porque há inúmeras conexões entre elas e queremos fortalecer a região”, explicou o secretário Wanderson Farias.
“Essa visita à Florença, uma das mais relevantes propriedades da região, foi um presente para profissionais que enfrentam muitos desafios para manter a educação municipal ativa durante a pandemia”, completou Wanderson.
A história da Fazenda Florença está intimamente ligada à de Vassouras. A propriedade pertenceu ao Comendador Anastácio Leite Ribeiro, irmão da Baronesa de Itambé, que era dono do Casarão próximo à Igreja Matriz de Vassouras.
Ou seja, o Comendador era tio do Barão de Vassouras, que foi proprietário da Fazenda Cachoeira Grande e da Casa do Centro de Vassouras, que está sendo restaurada, e de seu irmão, que era pai de Eufrásia Teixeira Leite e proprietário da Casa da Hera.
Hoje, a Florença pertence ao vice-presidente da Ascarj, Paulo Roberto dos Santos, que também é produtor de um café de qualidade reconhecida.
No último final de semana, o café recebeu um prêmio. No Concurso Nacional promovido no Rio Coffee Nation, ele ficou em terceiro lugar na categoria ‘Melhor Café Especial Torrado’.
Ainda segundo Wanderson, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo vai elaborar um planejamento para o retorno definitivo do ‘Visita nas Fazendas’, em 2022.
O “Visita nas Fazendas’ proporciona aos participantes, conhecerem não apenas a fazenda, mas ficar sabendo de toda a história e cultura do local
“Trazer turistas para Vassouras e para o Vale do Café é fundamental para movimentar a economia e ampliar a visibilidade da região, mas oportunizar aos vassourenses a possibilidade de conhecer fazendas históricas é muito importante. O governo Severino Dias incentiva e valoriza esse projeto, que continuará sendo gratuito por meio de parcerias”, completou o secretário.