Vassouras recebe primeiro curso do Programa de Formação em Turismo Rural Vale do Café
A aula inaugural do Programa de Formação em Turismo Rural Vale do Café aconteceu no último sábado (13), na Fazenda São Fernando em Vassouras. A cidade é a primeira da região a receber o curso de Guia de Turismo do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), entidade que há 27 anos contribui com a melhoria da qualidade de vida e com o desenvolvimento do estado. A iniciativa é uma parceria do Senar Rio com Setur-RJ, Sebrae, Bureau e Preservale.
Responsável pela articulação da parceria iniciada no ano passado com o Senar, o vice-presidente do Preservale e assessor da Secretaria de Estado de Turismo do Rio Wanderson Farias prestigiou a aula inaugural.
Em janeiro deste ano ele se reuniu na sede do Senar com a superintendente Carla Valle e a gerente de Educação Carina Machado pra alinhar os últimos detalhes do curso gratuito de Turismo Rural para Vassouras e Vale do Café.
“Agradeço ao Senar por possibilitar essa formação que será disponível em todas as cidades da região. Com apoio da Setur-RJ trouxemos esse curso pra qualificar os Guias que vão ajudar na ligação entre agricultura e Turismo. Esse é mais um passo importante no fortalecimento do setor turístico rural assim como o APL do Café do Vale do Café”, disse Wanderson.
O representante da Setur-RJ destaca que a formação desses profissionais é ainda mais importante após o lançamento de dois importantes projetos de Turismo Rural no Vale do Café, um feito pela própria Setur-RJ em parceria com TurisRio e outro pelo Sebrae.
“O curso está chegando primeiro em Vassouras e depois vai contemplar as demais cidades como Barra do Pirai, Paulo de Frontin, Mendes, Miguel Pereira, Paty do Alferes e Valença. Alinhei a vinda desse importante curso que mistura modalidades presencial e online para manter o ritmo de crescimento do turismo rural do Vale do Café”, finalizou Wanderson.
Para mais informações acesse a Plataforma EaD do Senar Rio de Janeiro: (clique aqui).