Vassouras e Setur-RJ lançam Turismo Religioso Católico
A Prefeitura de Vassouras, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, em parceria com a Secretaria de Estado de Turismo do RJ, lançam nesta segunda-feira (27), durante o Workshop Turismo RJ + Perto Vassouras – Vale do Café, o roteiro do Turismo Religioso Católico.
A rota inclui locais históricos e emblemáticos de Vassouras, como a Matriz Nossa Senhora da Conceição, que abriga o Museu de Arte Sacra, e o Cemitério Nossa Senhora da Conceição, onde estão sepulturas de pessoas célebres, como a do Barão de Itambé, considerava uma das mais monumentais construídas no século 19.
O grande destaque, no entanto, é o túmulo de Monsenhor Rios, que morreu em 1875. Meses após a morte do vigário que defendia as pessoas escravizadas, uma misteriosa flor com cheiro de carne brotou na cabeceira do seu túmulo.
Desde então, todo ano, próximo ao Dia de Finados, a misteriosa Flor de Carne desabrocha. Ao lado da lápide, chamam a atenção as inúmeras placas de agradecimento a milagres que o Monsenhor Rios teria realizado.
“O Turismo Religioso cresce cada vez mais e Vassouras é uma cidade repleta de símbolos católicos relevantes e que merecem ser visitados não apenas por fiéis da religião, mas todas as pessoas, já que ajudam a contar a história”, pontua o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Wanderson Farias, que destacou a importante colaboração da Irmandade Nossa Senhora da Conceição por meio do Padre José Antônio.
Wanderson, que fará o lançamento do projeto ao lado de outras autoridades como o deputado estadual Gustavo Tutuca, membro da Comissão de Turismo da Alerj, também ressaltou outro aspecto.
“Com a formalização do Turismo Religioso, Vassouras vai poder participar das inúmeras Feiras desse segmento, atraindo mais turistas que vão conhecer a história da região e colaborar com a movimentação da economia”, disse o secretário.
O Workshop em que será lançado o projeto começa às 14h no Centro Cultural Cazuza. Antes, às 13h30, a exposição “A Arte Religiosa no Vale do Café”, com obras de Paulo Roberto dos Santos, será inaugurada na Sala Marianna Crioula, localizada na Câmara Municipal de Vassouras.

