Estado do Rio

Univassouras presente na celebração de 22 anos do Comitê Guandu

O evento comemorativo dos 22 anos do Comitê Guandu aconteceu no dia 3 de abril, no Salão Nobre da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), no Centro do Rio de Janeiro. A programação contou com apresentação de vídeos, Seminário de Saneamento do Guandu, além do lançamento da revista com reportagens sobre os investimentos.

A Univassouras esteve representada no encontro pela coordenadora do curso de graduação em Engenharia Química e Mestrado em Ciências Ambientais, Cristiane Siqueira, acompanhada do professor Marcos Felipe Almeida Mota (Campus Maricá) e da engenheira ambiental da Fusve, Mariana Corrêa da Silva.

Legenda: Mesa da solenidade: Diego Faro (representando o governador do RJ), Felipe Brasil (Subsecretário de Agricultura RJ), Bernardo Rossi (Secretário de Estado Ambiente e Sustentabilidade), Monique Fonseca (representante da OAB), Mayná Coutinho Morais (Diretora Geral do Comitê Guandu), Paola de Oliveira Souza (Diretora de Saneamento do Comitê Guandu) e André Marques (representante da Agevap).

A celebração foi um marco para a história do mais antigo Comitê de Bacias do estado do Rio de Janeiro, seu pioneirismo e projetos. Estiveram presentes autoridades e integrantes do Governo do Estado, além dos 15 municípios que compõem a Região Hidrográfica II, que receberam informações sobre o lançamento de editais para financiamento de novas ações de esgotamento sanitário.

A Diretora Geral do Comitê Guandu, Mayná Coutinho Morais declarou: “Celebramos um verdadeiro marco para o estado de Rio de Janeiro e para todos os comitês. Reflexo da profunda integração e dedicação incansável de todos os membros do Comitê Guandu. São resultados da sinergia entre o Comitê, o Estado, SEAS, INEA e  todos os municípios envolvidos, além da importante participação do Ministério Público do Rio de Janeiro, nosso parceiro. E também esse trabalho tem todo apoio e participação dedicada da Univassouras, valorizando a produção científica e o protagonismo da academia para soluções inovadoras e sustentáveis”.

A Univassouras foi certificada em reconhecimento pela atuação dos parceiros em prol da conservação e preservação dos recursos hídricos. O reitor Marco Antonio Soares de Souza recebeu a homenagem posteriormente em seu gabinete e afirmou: “Ter uma posição representativa em um comitê de bacias dessa relevância é muito importante! Está totalmente dentro da nossa filosofia de trabalhar a educação em conjunto à realidade da sociedade e suas necessidades. É fundamental para promover a conscientização sobre a importância da preservação dos recursos hídricos e para desenvolver soluções inovadoras que garantam a sustentabilidade ambiental e o bem-estar das comunidades locais. Parabenizamos o Comitê de Bacias Hidrográficas por seus 22 anos de dedicação à gestão sustentável dos recursos hídricos. A Univassouras continua comprometida em contribuir com seu conhecimento e pesquisa para fortalecer ainda mais essa importante iniciativa”.

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *