Editorial

Unimed-VR faz aniversário, intensifica ações no atendimento e implementa diversos projetos

A Unimed-VR faz 31 anos de atuação em Volta Redonda e diante da atual situação de pandemia do novo coronavírus, a instituição oferece atendimento de qualidade com diferenciais que agregam os relacionamentos entre clientes e profissionais.

A preparação para o pós-pandemia já é uma realidade na Unimed-VR. Segundo o presidente da cooperativa de serviços médicos, Luiz Paulo Tostes Coimbra, desde o começo da pandemia, todos os profissionais e cooperados avaliaram e planejaram ações em proteção a todos os envolvidos, tanto médicos, profissionais de saúde e empregados.

“Em uma semana, todos os integrantes do grupo de risco e todos os trabalhadores que poderiam ficar em casa, foram para o regime de home office. Quem tinha funções que exigiam trabalho presencial, mas fazia parte do grupo de risco, foi afastado. Para quem ficou na linha de frente, tomamos todas as medidas possíveis de proteção”, disse.

Sendo uma prestadora de serviços de saúde, a Unimed-VR se preparou para a modificação na demanda, criando unidades separadas para as pessoas com sintomas respiratórios, suspendendo as cirurgias eletivas para liberar leitos de tratamento intensivo e o teleatendimento foi intensificado, seguindo os protocolos do Conselho Regional de Medicina (CRM).

Em termos de negócio, a cooperativa se preparou para os riscos de aumento na inadimplência e redução no número de associados, além de esperar uma redução na ocupação do hospital.

As decisões foram manter os empregos, intensificar os investimentos no desenvolvimento de pessoal e rever os projetos de expansão, acelerando os que eram essenciais.

Após seis meses, a entidade se prepara para uma retomada gradativa. “Estamos trazendo as pessoas de volta e até o final de novembro, todos os que estão trabalhando em casa devem voltar, exceto os que fazem parte do grupo de risco”, afirma o presidente.

O Guia VOCÊ S/A divulgou o ranking nacional, onde aponta o Hospital da Unimed-VR como sendo uma das melhores empresas para trabalhar

Enquanto a maior parte das organizações paralisou investimentos desde o início da crise provocada pelo novo coronavírus, a cooperativa implementou diversos projetos voltados para o cuidado com o cliente, o colaborador e o cooperado, reforçando o Jeito Unimed de Cuidar (JUC). Além disso, optou por acelerar o que já estava em andamento, como a expansão do hospital, que traz um centro oncológico completo, do diagnóstico ao tratamento.

“Apesar dos enormes desafios que estamos enfrentando, fortalecemos a nossa relação com as pessoas. Todas as decisões implementadas foram guiadas por 3 pilares, que acreditamos ser fundamentais para a entrega de uma melhor assistência às pessoas, que são: simplicidade, agilidade e eficiência”, declarou o presidente.

A Unimed-VR criou ainda uma Unidade de Apoio Especial (UAE), anexo ao hospital, para atendimento exclusivo a pacientes com sintomas da Covid-19. Em caso de necessidade de consulta médica para qualquer sintoma, há uma orientação online, que é uma ferramenta de atendimento médico por vídeo chamada.

Luiz Paulo avalia que com a pandemia, novos conceitos e novas tecnologias foram implantadas da unidade. “Investimos ações de humanização como a visita digital aos pacientes, que é uma forma de driblar a distância e aquecer seus corações. O corpo médico e de enfermagem gravaram vídeos, se apresentando ao paciente”, avaliou.

As mudanças foram vistas de forma positiva, com crescimento e desenvolvimento de ações. “Assim vamos economizar tempo e desperdício de trabalho e gerar novas oportunidades. Para isso, também será necessário manter o desenvolvimento dos funcionários e médicos, para que estejam preparados para essa nova realidade que foi acelerada pela pandemia”, explica Luiz Paulo.

Para os novos investimentos, a Unimed-VR investiu de janeiro a setembro deste ano, mais de R$ 500 mil. Um deles foi o Projeto Gamma, que é de capacitação de cooperados que atuam com gestores médicos, além de colaboradores que ocupam cargos de supervisores.

Outro investimento foi o Projeto Acelerar, que é formado por um grupo de 32 colaboradores com perfil de influenciadores. O projeto promove encontros semanais por videoconferência, buscando propor conexões de repertórios, tanto pessoal, com conteúdo multidisciplinar, além de manter uma conexão direta com todos os envolvidos.

Esio Bellido

Bacharel em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo, pelo Centro Universitário Fluminense - UNIFLU/FAFIC - Campos dos Goytacazes-RJ - Formado em 22/12/2005. Pós-graduado em 'Especialização em Assessoria e Gestão da Comunicação', pela Universidade Anhambi Morumbi-SP - 2021/2022. Registro Profissional de Jornalista nº 0036792/RJ – MTb - Emitido pelo Ministério do Trabalho e Emprego de Campos dos Goytacazes-RJ, em 17/07/2015. Acadêmico em Direito (2º período).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *