UniFOA apresenta projeto para melhorias na Mobilidade Urbana
Em parceria com o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano (IPPU), o curso de Engenharia Civil, do Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA), realizou a projeção de duas vidas urbanas com o objetivo de reduzir a intensidade do fluxo no trânsito do município.
A projeção atende a um pedido da prefeitura e de acordo com o UniFOA, a primeira via ficará ao lado do Hospital da Unimed, no Bairro Jardim Belvedere, ligado à Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), no Bairro Sessenta. A segunda via ligará a Rodovia do Contorno ao Bairro Três Poços.
Fruto do projeto UniFOAAir Technology, a ação contou com o apoio dos estudantes do curso de Engenharia Civil. Com a auxílio de um drone foram elaboradas fotos sobrepostas para a atualização do relevo. Além disso, a equipe utilizou os softwares da Autodesk, parceira do UniFOA.
O prefeito Antônio Francisco Neto realizou uma reunião na sede do Governo Municipal para a apresentação do projeto. Estiveram presentes, o coordenador do curso de Engenharia Civil, engenheiro José Rodrigues, o Zito; os professores Rogério Nogueira e Renato Viana; o Superintendente-Geral da Fundação Oswaldo Aranha (FOA), José Ivo de Souza e o diretor do IPPU, Abimailton Pratti.
Com a assistência do coordenador dos cursos da Autodesk do UniFOA, Renato Viana, junto à empresa RDV Treinamentos, o projeto técnico consistiu na definição do traçado utilizando o software Infrawork, capaz de modelar toda a área.
O programa está dentro das normas do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).
O diretor do IPPU, Abimailton Pratti, revelou como segue o andamento do projeto após a realização do aerolevantamento.
“Ainda não temos uma previsão de quando as obras irão começar, pois tudo fica condicionado à disponibilização de verbas, mas sem dúvida, o próximo passo é a execução”, declarou Pratti.
Para o professor Rogério Nogueira, todo levantamento da via foi entregue à prefeitura. “O setor responsável pela obra detém o quantitativo do levantamento partindo para a estruturação de uma planilha orçamentária e em seguida, a realização do processo de licitação”, disse Nogueira.
Já o coordenador do curto de Engenharia Civil, Zito, ressalta a importância do ensino aplicado aos estudantes e o reconhecimento do município.
“Nós da FOA/UniFOA estamos contentes e agradecidos por participar do projeto. Nossos alunos estão fortalecendo suas formações profissionais e principalmente, contribuindo com o desenvolvimento da nossa região”, explicou Zito.