Turismo internacional no Rio cresce mais de 50% no primeiro semestre de 2025
O estado do Rio de Janeiro registrou um expressivo aumento no número de turistas internacionais durante os primeiros seis meses de 2025. Segundo dados divulgados pela Embratur, em parceria com a Polícia Federal e o Ministério do Turismo, o estado recebeu 1.154.034 visitantes estrangeiros entre janeiro e junho — um crescimento de 51,8% em relação ao mesmo período de 2024, que contabilizou 760.280 visitantes.
Somente em junho, 121.497 turistas do exterior estiveram em cidades fluminenses, reforçando a posição do Rio como um dos destinos mais atrativos do Brasil no cenário internacional.
O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, comemorou o resultado e afirma que o crescimento é reflexo direto do trabalho de promoção do Brasil no exterior.
“O Rio de Janeiro é conhecido mundialmente como o portão de entrada do turismo internacional no Brasil e sede de grandes eventos. Esse aumento mostra que o Brasil está na moda. Estamos promovendo o país com mais qualidade, inteligência de dados e uma malha aérea ampliada”, ressalta.
Segundo ele, a malha aérea internacional cresceu 18% em 2024 e já registra alta de 16% neste ano de 2025.
“Já temos um crescimento de 48% no número total de visitantes em relação ao ano passado”, completou Freixo.
O desempenho positivo do Rio reflete a tendência nacional. No primeiro semestre de 2025, o Brasil recebeu 5.332.111 turistas internacionais, o melhor resultado da série histórica para o período, com crescimento de 48,2% em relação ao primeiro semestre de 2024.
O número representa 77,3% da meta prevista no Plano Nacional de Turismo 2024-2027 para este ano, que projeta a entrada de 6,9 milhões de visitantes internacionais. Se o ritmo for mantido, o país pode ultrapassar, já em 2025, a meta de 8,1 milhões de turistas originalmente estabelecida para 2027.
Apenas em junho, 444.882 estrangeiros desembarcaram no Brasil, um crescimento de 33,8% (112.408 chegadas) em comparação com o mesmo mês do ano anterior.
Para Freixo, o novo momento do turismo brasileiro é resultado de uma estratégia focada em diversidade, segurança e hospitalidade.
“Nosso país não é só sol e praia. É cultura, gastronomia, biodiversidade, é um Brasil acolhedor, seguro e pronto para receber o turista que quer ser mais feliz aqui”, concluiu.
