Editorial

Tintas MC abre sua 100ª franquia na cidade do Rio de Janeiro

A rede Tintas MC atingiu uma marca histórica ao chegar a sua 100ª franquia na cidade do Rio de Janeiro. O feito foi comemorado com a inauguração de sua mais nova loja no bairro de Copacabana. Com apenas seis anos de atuação no franchising, a rede chega a 206 unidades, sendo 100 franquias ativas, 20 franquias em fase de obras para inauguração e 88 lojas próprias, com uma média de três inaugurações por mês.

“Inaugurar a 100ª loja sempre é um marco para uma franquia. Esse número mostra que ultrapassamos uma importante barreira”, avalia o CEO da rede, Renato Sá.

Segundo Renato, o Rio de Janeiro está no foco da empresa há algum tempo, e inaugurar a 100ª unidade na capital fluminense é muito emblemático. Com a certeza da potencialidade do Estado, o CEO destaca o consumo de tintas imobiliárias no Rio de Janeiro, que hoje está em torno de 100 milhões de litros/ano. A meta da Tintas MC é abocanhar 20% desse montante em cinco anos.
Essa é a segunda unidade da marca no Rio. A primeira foi inaugurada em julho no bairro de Campo Grande. Agora, a meta da empresa é finalizar 2023 com cinco unidades no estado.
Em 2022, a rede faturou R$ 420 milhões e espera crescer 40% até o final de 2023. No total, a Tintas MC gera mais de 570 empregos diretos e 5.900 indiretos.

Franqueados experientes

Os novos franqueados Cynthia Ract, João Carlos Pereira e Antonio Serra são os franqueados que assumirão a 100ª unidade. Atuantes no segmento da construção civil há mais de 35 anos, eles já possuem uma casa de material de construção muito tradicional no bairro e perceberam que uma loja de revenda de tintas seria perfeita para complementar o negócio. “A franquia fica ao lado da casa de material de construção e com ela vamos atender todas as necessidades dos nossos clientes”, explica a sócia Cynthia.

“Estávamos em busca de um novo empreendimento para investir e quando tivemos contato com a MC percebemos que era o negócio certo”, completa.
O modelo de negócio escolhido pelos franqueados foi o “Tradicional”, que inicia a operação do zero. O investimento na loja ficou na ordem de R$ 410 mil e a nova unidade tem 100 m².
“Queremos ter o retorno desse valor em no máximo 24 meses”, afirma Cynthia.

As franquias da Tintas MC faturam uma média de R$ 3 milhões por ano após 24 meses de operação. Para a franqueada de Copacabana a meta de faturamento mensal, no primeiro ano, é de R$ 200 mil. “Acreditamos no potencial do negócio e na franqueadora que está por trás. A Tintas MC nos passa segurança e muito conhecimento. Por isso, investimos com tranquilidade na marca”, finaliza Cynthia.

Além de uma gama completa de tintas, produtos relacionados à pintura e acessórios, a nova loja já chega com um dois importantes diferenciais: o sistema tintométrico, equipamento que mistura tintas e dá vida a cores personalizadas, e também a entrega rápida, buscando atender as necessidades dos consumidores mais exigentes.

Marca própria

Para potencializar ainda mais as vendas dentro de suas unidades. A Tintas MC acaba de colocar no mercado a sua marca própria de tintas, a “Tintas MC”. A iniciativa nasce com 19 produtos no portfólio, sendo oito tipos de tintas, quatro tipos de complementos e texturas, além dos sprays.

O CEO da rede, Renato Sá, explica que esse lançamento era uma demanda dos franqueados que pediam uma marca para compor o portfólio com as maiores do mercado como: Suvinil, Coral, Sherwin Williams e Eucatex.

“A marca própria é importante para melhorar ainda mais os resultados de toda nossa cadeia”, exalta Renato.

Nesses primeiros meses, o volume de produção ultrapassou 150 mil galões de tinta para atender aos pedidos iniciais de lojas próprias e franquias. A expectativa é que, no primeiro ano, a comercialização de tintas próprias já represente os 10% dos negócios gerados pela rede, trazendo um volume de vendas acima de R$ 50 milhões.

Sobre a Tintas MC

A Tintas MC é uma marca reconhecida e respeitada em todo país, tanto que ganhou, pelo segundo ano consecutivo, o Selo de Excelência em Franchising 2023, da Associação Brasileira de Franchising (ABF). A rede também recebeu pelo 2º ano consecutivo o Selo de Franquia 5 Estrelas da revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios, que exalta as melhores franquias do Brasil.

Para completar, em 2022 a marca ganhou dois prêmios de extrema relevância. O primeiro deles foi o Top of Mind, da Revista Show do Pintor, onde a empresa foi eleita por mais de oito mil pintores de todo país a “Melhor rede de loja de tintas do Brasil” e a “Melhor rede de lojas de tintas da região Sudeste”.

Com 59 anos de tradição no mercado, a Tintas MC é a maior rede de lojas de tintas no Brasil e uma das maiores varejistas do setor na América do Sul. A rede está presente nos estados de São Paulo, Goiás, Minas Gerais, Espírito Santo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Bahia, Rondônia, Tocantins, Rio de Janeiro e Ceará.

Mais informações para a imprensa
Passo Avanti
Ana Paula Marçal – ana@passoavanti.com.br
(21) 96998-5354

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *