Editorial

Terceira reunião do APL do Café do Vale do Café mostra a expansão do projeto pela região

Realizada em conjunto por Mendes e Engenheiro Paulo de Frontin, a terceira reunião técnica do Arranjo Produtivo Local (APL) do Café do Vale do Café, aconteceu nesta sexta-feira (24) no Hotel Caluje, em Paulo de Frontin.

A reunião mostrou que projeto está cumprindo o objetivo de se expandir pela região fomentando o setor e firmando o café como um excelente produto turístico.

“Quando lançamos o APL em Vassouras, tínhamos a expectativa de ganhar cada vez mais adeptos ao projeto e isso está se confirmando”, destacou o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Vassouras, Wanderson Farias.

Na ocasião o secretário Wanderson participou da abertura institucional do evento juntamente com o prefeito de Mendes, Jorge Henrique; com a subsecretária de Estado de Indústria, Comércio, Serviços e Ambiente de Negócios e também responsável pelo APL no Estado do Rio, Marina Esteves; com o secretário de Turismo de Paulo de Frontin, Guilherme Macedo e com o secretário de Turismo, Esporte, Lazer e Cultura de Mendes, Jackson de Oliveira Emerick.

Todos os participantes destacaram a importância da união entre os municípios para que o APL continue crescendo e fortalecendo o Vale do Café como um dos principais destinos turísticos do estado.

Logo após a abertura institucional, foram apresentados quatro painéis:

– ‘Indicação Geográfica para o Café, conduzido pelo representante do MAPA RJ, Celso Merola;

– ‘Diagnóstico na produção Rural, uma visão inicial para produção de café’, comandado pelo Analista Técnico do Sebrae/RJ, Marceli Angelo;

– ‘Construção da governança do APL’, apresentado pelo assessor da SEDEERI, Daniel Santa Cruz;

– ‘Turismo de experiência no café do Estado do RJ’, conduzido pelo vice-presidente da Associação dos Cafeicultores do Estado do Rio de Janeiro, Paulo Roberto dos Santos.

O presentes puderam escutar detalhes do projeto através dos painés apresentados no evento

Ao final do dia, os participantes fizeram o plantio de uma muda de café. “Vamos repetir esse ato simbólico em todos os locais que sediarem as reuniões técnicas do APL do Café. Estamos todos muito entusiasmados com o sucesso desse projeto”, enalteceu Wanderson Farias.

Momento do plantio da muda de café: gesto concreto que marca todos as reuniões técnicas do APL do Café do Vale do Café

APL do Café

Organizado pelas Secretarias de Estado de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Turismo, o APL do Café conta com apoio de entidades e órgãos de credibilidade como Sebrae, ABIH-RJ, Emater-Rio, Pesagro-Rio, Sicomércio, Associação dos Embaixadores do Turismo do Rio, Preservale, Ascarj e Universidade de Vassouras.

 

 

 

Esio Bellido

Bacharel em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo, pelo Centro Universitário Fluminense - UNIFLU/FAFIC - Campos dos Goytacazes-RJ - Formado em 22/12/2005. Pós-graduado em 'Especialização em Assessoria e Gestão da Comunicação', pela Universidade Anhambi Morumbi-SP - 2021/2022. Registro Profissional de Jornalista nº 0036792/RJ – MTb - Emitido pelo Ministério do Trabalho e Emprego de Campos dos Goytacazes-RJ, em 17/07/2015. Acadêmico em Direito (2º período).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *