Estado do Rio

Setor de serviços no Rio cresce acima da média nacional em maio, aponta IBGE

Gostou? Compartilhe essa matéria!

O setor de serviços do Estado do Rio de Janeiro registrou um crescimento de 1,8% no mês de maio, em comparação com abril deste ano. O desempenho positivo superou com folga a média nacional, que teve variação de apenas 0,1% no mesmo período. Os dados são da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada nesta sexta-feira (11) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Na comparação com maio de 2024, o avanço do setor foi ainda mais expressivo, alcançando 2,7%. Já no acumulado dos cinco primeiros meses de 2025, o crescimento do setor no estado chega a 2,4%.

Segundo o IBGE, esse desempenho foi puxado principalmente pelos serviços profissionais, administrativos e complementares, além dos segmentos de outros serviços e serviços de informação e comunicação, que tiveram papel fundamental no crescimento da atividade econômica fluminense neste período.

Para o governador Cláudio Castro, o resultado reforça o dinamismo econômico do estado.

“Nossa economia continua ganhando fôlego, como demonstra esse crescimento expressivo do setor de serviços fluminense. As políticas públicas adotadas têm impulsionado os negócios, ampliando oportunidades de emprego e renda para a população”, afirma Castro.

Outro destaque foi o setor turístico. Na passagem de abril para maio, o Rio liderou o crescimento nacional das atividades relacionadas ao turismo, avançando 2,3%. Já em relação ao mesmo mês do ano anterior, o salto foi de 22,2%.

Segundo a secretária interina de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços, Fernanda Curdi, o Rio continua sendo um motor importante para a economia brasileira. “O setor de serviços do Estado do Rio segue registrando impactos significativos, impulsionando não apenas o crescimento local, mas também contribuindo fortemente para o desempenho nacional”, reforça.


Gostou? Compartilhe essa matéria!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *