Seminário em Macaé levantou debate sobre desafios e oportunidades do setor de petróleo nos próximos anos
Foi realizado em Macaé na última quarta-feira (30) um seminário promovido pela Rede Petro BC e o Sebrae sobre os desafios e oportunidades que o setor de petróleo e energia vão enfrentar nos próximos anos, com ênfase na Bacia de Campos. O encontro foi realizado no Hotel Royal Macaé Palace e contou também com a participação da Ocyan e da Brava.
O evento foi voltado para associados e convidados e também serviu como comemoração aos 21 anos da Rede Petro-BC. O encontro contou com a participação do diretor executivo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ronaldo Paes Lemes, representando a Prefeitura de Macaé.
O Coordenador da Rede Petro-BC, Glauco Nader, e os executivos da Ocyan, Vinícius Castilho e da Brava, Eduardo Bordieri, compartilharam suas visões sobre as tendências do mercado, destacando a importância da inovação e da sustentabilidade na indústria.
“Hoje comemoramos os 21 anos da Rede Petro, que agrega as grandes empresas dentro do arranjo do petróleo e gás. E a Secretaria de Desenvolvimento Econômico está aqui para incentivar a ampliação de investimentos na cidade, dos negócios e a geração de empregos”, ressaltou o diretor executivo Ronaldo Paes Lemes, lembrando que a Rede Petro-BC é a maior rede de negócios do segmento de petróleo, gás e energia do Brasil, composta por instituições de apoio e empresas especializadas e qualificadas na prestação de serviços e suprimentos de bens para essa cadeia produtiva.
Ronaldo Paes Lemes mencionou o trabalho da Prefeitura em fornecer suporte ao setor, como a finalização da rede de drenagem e a pavimentação de ruas do bairro Imboassica, onde concentram-se diversas empresas que atendem às demandas das grandes operadoras atuantes na Bacia de Campos. “A prefeitura atua para criar um ambiente favorável para negócios e o crescimento econômico local”, citou.
“Os 21 anos da Rede Petro significam perenidade, união e força dos fornecedores que conseguiram por tanto tempo manter coesão e desenvolver interação”, comentou o executivo Eduardo Bordieri, enumerando o leque de atividades que a Brava desenvolve.
A empresa Ocyan, uma das convidadas desta quarta-feira, é pioneira na exploração do Bloco de Libra, uma das maiores jazidas de petróleo do pré-sal brasileiro e atua há décadas no fornecimento de serviços diversos com capacidade técnica para o setor de óleo e gás, em trabalhos de manutenção e serviços, como engenharia, suprimentos, fabricação, montagem e pintura offshore, além de oferecer serviços digitais e de tecnologia.
O diretor da Ocyan, Vinícius Castilho, também convidado para o seminário, pontuou as oportunidades de O&G na Bacia de Campos e destacou a parceria com a Rede Petro-BC: “Estaremos a postos para atender os pedidos da Rede Petro-BC sempre que vocês precisarem”.
Com atuação consolidada na Bacia de Campos e em todo o Estado do Rio de Janeiro, a Rede Petro-BC tem foco na geração de oportunidades de negócios entre associados da cadeira produtiva do setor de energia.