Estado do Rio

Secretaria de Estado de Agricultura apoia produtores do Cultivo Protegido

Gostou? Compartilhe essa matéria!

Em virtude da comemoração do Dia Mundial da Segurança dos Alimentos, comemorado nesta sexta-feira (7), a Secretaria de Estado de Agricultura, por meio do Agrofundo, do Governo do Estado, apoia os produtores do Cultivo Protegido (feito em estufas), com o Programa Cultivar Orgânico.

Dentre os incentivos, os produtores contam com uma linha de crédito com juros de 2% ao ano para fomentar projetos com o objetivo no aumento da produção e produtividade dos sistemas orgânicos. Dessa forma, a secretaria visa incentivar a conversão para esse sistema mediante a inserção de tecnologias agroecológicas, utilizando parcerias comerciais, contribuindo dessa forma para o desenvolvimento econômico, social e ambiental.

Do ano de 2020 até hoje, o Cultivar Orgânico concedeu cerca de R$ 1.700.000,00 para que os produtores pudessem impulsionar sua produção. O programa tem como objetivo estimular a mudança de práticas agrícolas convencionais para a agricultura orgânica e apoiar os produtores rurais que já trabalhem nesta atividade.

– O consumo de alimentos orgânicos vem aumentando consideravelmente nos últimos anos. Além de garantir mais saúde, sua produção causa menos impacto a natureza. A Secretaria de Estado de Agricultura, busca apoiar nossos produtores rurais através dos programas da pasta. Para o cultivo protegido, disponibilizamos o Cultivar Orgânico, empréstimo a juros baixos para que os produtores possam impulsionar sua produção – ressaltou Dr Deodalto, secretário de Agricultura.

O uso consciente dos recursos naturais, a qualidade e a segurança alimentar são preocupações cada vez mais evidentes na sociedade. Com a busca por uma alimentação mais saudável, o consumo de alimentos orgânicos vem crescendo a cada dia. A integração sustentável lavoura-natureza favorece o desenvolvimento de sistemas de produção. O cultivo protegido é um desses sistemas pois facilita o manejo de pragas e doenças, garante qualidade à produção e contribui para que haja regularidade na oferta de alimentos o ano todo.

Esse tipo de cultivo se destaca por oferecer diversas vantagens em relação ao sistema tradicional – a céu aberto. Nesse sistema há o controle preciso do ambiente, como a nutrição da planta, umidade e luminosidade. Os agricultores garantem o desenvolvimento ideal das plantas, o que resulta em maior produtividade, qualidade superior dos produtos, independente das condições climáticas externas.

Desde 2010, quando os primeiros projetos de crédito foram elaborados, aprovados e as primeiras estufas instaladas, a realidade do campo vem se transformando, impulsionando a produção, a qualidade de vida dos agricultores e a sustentabilidade ambiental.

Teresópolis, Nova Friburgo, Paty do Alferes são alguns dos municípios que mais utilizam o sistema do Cultivo Protegido.

O cultivo protegido representa um novo paradigma para a agricultura familiar. Através da união de tecnologia, sustentabilidade e qualidade de vida, essa prática inovadora abre caminho para um futuro promissor, onde o campo se torna um espaço de prosperidade e desenvolvimento para as famílias que dela dependem.

Benefícios do Cultivo Protegido

– Produção de alimentos de maior qualidade,
– Gera retorno econômico e ambiental,
– O isolamento da estufa evita a chegada de pragas e permite a redução significativa do uso de defensivos químicos,
– Há queda no consumo de água, pois no sistema protegido, é preciso apenas 2 litros de água por planta, para obter um produto de qualidade superior, no cultivo tradicional são gastos 8 litros em média.

Acesso ao crédito

Para saber mais sobre o programa Cultivar Orgânico, entre em contato através do email: agrofundo.rio@gmail.com


Gostou? Compartilhe essa matéria!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *