Sebrae Rio lança material gratuito sobre ESG
O Sebrae Rio criou um material gratuito de “Boas práticas de ESG nos pequenos negócios”. O material tem como objetivo orientar empreendedores seguindo os princípios de Impacto ambiental, Responbilidade social e Governança, que são os princípios básicos da ESG e que estão sendo adotados por várias empresas no mundo.
Segundo informações, o material pretende levar a ideia de que os pequenos negócios também podem e devem equilibrar lucro com consciência social, ambiental e transparência no seu dia a dia.
“As micro e pequenas empresas podem integrar e implementar boas práticas de ESG (ambientais, sociais e de governança) em suas estratégias empresariais, inclusive como diferencial competitivo, tornando-as mais atrativas no mercado. Os empreendedores devem estar atentos às novas oportunidades de negócios e às soluções disponíveis para a adoção dessas práticas, garantindo a sustentabilidade e o sucesso a longo prazo de seus empreendimentos”, esclarece Andréia Lopes (foto), coordenadora de Conexões Corporativas do Sebrae Rio.
A implementação das diretivas de ESG atrai consumidores mais conscientes e investidores pautados pelo compromisso sustentável e responsabilidade social. E seguindo essa linha de raciocínio, o Sebrae Rio listou 12 medidas que o empreendedor pode adotar dentro das suas empresas. Elas estão listadas abaixo:
Pense em ações de pequeno, médio e longo prazos para sua empresa;
Invista em conhecimento específico sobre ESG;
Promova entre seus colaboradores e parceiros a cultura das boas práticas;
Priorize e antecipe regulamentações e certificações;
Pesquisa ações de energia limpa para implementar no seu negócio;
Busque meios de tornar sua cadeia produtiva eficiente e sustentável;
Esteja a par dos eventos climáticos e compromissos em todo o mundo;
Implemente ações sociais e ambientais efetivas e compartilhe conhecimento com a comunidade no seu entorno;
Eduque o consumidor de forma imparcial a respeito dos impactos climáticos;
Incentive o consumo consciente e incorpore a circularidade no negócio;
Seja exemplo de igualdade e justiça social, buscando implementar ações inclusivas;
Seja transparente na comunicação com o público final.