Editorial

Sebrae apresenta diagnóstico para o APL do Café do Vale do Café

Com apoio da Prefeitura de Vassouras, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, o Sebrae apresentou nesta quinta-feira (17), o diagnóstico do Café, elaborado para colaborar com o Arranjo Produtivo Local (APL), do Café do Vale do Café.

O projeto, iniciado no ano passado com os objetivos de unir a região em torno da produção do grão e valorizar a tradicional bebida como um ativo turístico, é organizado pelas Secretarias de Estado de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Turismo e apoiado por entidades e órgãos como ABIH-RJ, Emater-Rio, Pesagro-Rio, Sicomércio, Preservale, Ascarj e Universidade de Vassouras, além do Sebrae.

Os resultados do diagnóstico foram apresentados em reunião promovida no Hotel Bliss, em Vassouras, e conduzida pela coordenadora regional do Sebrae, Paola Tenchini, pela analista Leda Barreto e pela consultora Regina Monfon.

Produtores de café e representantes de Fazendas Históricas e do Vassouras Café Escola marcaram presença, assim como o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Vassouras, Wanderson Farias.

“A contribuição do Sebrae é essencial para o progresso do APL. Cerca de 40 produtores fizeram cadastro para participar do diagnóstico, ampliando o projeto que foi lançado em Vassouras e é um sucesso no Vale do Café”, disse o secretário.

De acordo com Wanderson, a próxima reunião técnica do APL do Café será realizado em abril e o município que vai sediá-la será decidido em breve. Depois do encontro inaugural em Vassouras, outras 5 cidades da região já sediaram as reuniões, entre elas: Engenheiro Paulo de Frontin; Mendes; Pinheiral; Valença e Volta Redonda. Nesses encontros são promovidas palestras com especialistas e outras ações.

Durante o evento desta quinta (17), o Sebrae também apresentou o projeto ‘Cafés Especiais’, mais um mecanismo importante para o fortalecimento do setor.

Com ações entre março e setembro, incluindo rodadas de negócios, o projeto está com inscrições abertas até o próximo dia 25 de março. Para saber mais detalhes e se inscrever, basta acessar o link: (clique aqui).

Esio Bellido

Bacharel em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo, pelo Centro Universitário Fluminense - UNIFLU/FAFIC - Campos dos Goytacazes-RJ - Formado em 22/12/2005. Pós-graduado em 'Especialização em Assessoria e Gestão da Comunicação', pela Universidade Anhambi Morumbi-SP - 2021/2022. Registro Profissional de Jornalista nº 0036792/RJ – MTb - Emitido pelo Ministério do Trabalho e Emprego de Campos dos Goytacazes-RJ, em 17/07/2015. Acadêmico em Direito (2º período).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *