Seatrium garantiu um contrato FPSO da MODEC para o projeto movido pela Equinor
O Estaleiro BrasFELS (BrasFELS), integrante do Grupo Seatrium, fechou contrato com a Offshore Frontier Solutions Pte. Ltd., uma empresa do Grupo MODEC, realizará partes da fabricação de módulos de superfície flutuantes de produção, armazenamento e transferência (FPSO) para o projeto Raia no Brasil operado pela Equinor.
Escopo de trabalho da BrasFELS para FPSO Cidadãos serão fabricados três módulos incluindo: Unidade de Recuperação de Vapor/ Knockout de Expansão (VRU/ FLARE KO); separação e estabilização de petróleo; e sistemas de circulação e medição e aplicação de linhas de fluxo.
O projeto será executado pelo estaleiro BrasFELS da Seatrium, localizado em Angra dos Reis, Rio de Janeiro, Brasil, e o início das obras está previsto para o primeiro trimestre de 2024.
Após a conclusão, o FPSO Cidadãos vai possuir capacidade de processamento de 126 mil baud e 16 MMcmgd, com capacidade de armazenamento de 2 MMbbl de petróleo bruto.
O FPSO será implantado em uma gigantesca área de pré-sal na parte sul da Bacia de Campos, a cerca de 200 km da costa do Rio de Janeiro, Brasil. O primeiro projeto entre BrasFELS e MODEC foi o desenvolvimento e integração de módulos topside para o FPSO Cidade de São Paulo, realizado em fevereiro de 2011.
O mais recente sucesso marca o oitavo projeto de colaboração entre a BrasFELS e a MODEC, refletindo a parceria de longa data que as duas empresas mantêm há mais de uma década.
“Ao longo dos anos, aproveitamos nossa profunda experiência em engenharia, presença em pátios internacionais e forte histórico para entregar mais de 260 unidades flutuantes de produção (FPU) e FPSO. Conversões e novas construções, confirmando nossa liderança de mercado neste segmento de produto”, disse a empresa por meio de nota.