Rio está entre os 5 estados que vão sair da crise até 2021
Apenas cinco Estados brasileiros devem encerrar o ano de 2021 com o Produto Interno Bruto (PIB) acima do nível pré-pandemia. Entre eles: Mato Grosso do Sul; Pará; Mato Grosso, Rio de Janeiro e Goiás, puxados, sobretudo, por commodities agrícolas e minerais. O restante precisará de um impulso maior para recuperar os estragos provocados pela covid-19 na sua economia, segundo levantamento feito pela Tendências Consultoria Integrada (TCI).
Nesse cenário, os poucos que vão se sobressair têm motivos de sobra para comemorar.
Segundo o economista do TCI, Lucas Assis, o Rio será beneficiado com o avanço esperado da produção de petróleo e gás natural. “A atividade será impulsionada pelo crescimento das operações das plataformas inauguradas na Bacia de Campos em 2019 e pela previsão de entrada em operação da nova unidade, a P-70”, disse.
Já Mato Grosso do Sul deve ser o Estado mais resiliente no biênio 2020-2021 e deverá exceder em 2,7% o PIB de 2019. O desempenho será reflexo do avanço da produção agropecuária e da produção industrial.
“Com localização privilegiada, próxima de São Paulo, a indústria de celulose do Estado deve ser favorecida pela expectativa de ampliação da demanda asiática por papel tissue, pela tendência estrutural de substituição do plástico por produtos de papel e pelo câmbio brasileiro desvalorizado”, explicou Assis.
Vale ressaltar que a pandemia pegou os estados brasileiros em lenta recuperação. As despesas de pessoal elevadas e arrecadação fiscal ainda baixa vinham pesando. No início de 2020, antes da pandemia do novo coronavírus chegar ao Brasil, a expectativa era de que apenas metade deles retomaria o nível pré-crise de 2013 e 2014.
“Diante de todo esse cenário, poder observar que os estados estão se reerguendo é muito gratificante”, concluiu o economista.