Editorial

‘Rio de Mãos Dadas pelo Interior’ incentiva retomada dos setores de Hotelaria e Gastronomia em Valença, Vassouras e Rio das Flores

Gostou? Compartilhe essa matéria!

A jornada de relacionamento ‘Rio de Mãos Dadas pelo Interior’, promovida pelo Sicomércio Valença, Senac RJ e Sebrae Rio, realiza nova edição no dia 12 de julho, às 19h, desta vez com o objetivo de incentivar a retomada do turismo na região do Médio Paraíba.

Com o tema ‘Hotelaria e Gastronomia em tempos de pandemia: como se reposicionara no cenário atual’, o evento gratuito é voltado para pequenos e médios empresários de Valença, Vassouras e Rio das Flores e terá palestras com a Chef Embaixadora do Senac RJ, Teresa Corção e do coordenador de graduação em Hotelaria do Senac RJ, Gustavo Araújo.

Ambos também irão oferecer mentorias individualizadas para os participantes. Para participar, as inscrições podem ser feitas através do link: (clique aqui).

Liderado pelo Sicomércio Valença, o ‘Rio de Mãos Dadas pelo Interior’ tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento da economia e para reativar a potência dos municípios fluminenses impactados pelo longo período de pandemia.

A iniciativa faz parte do projeto ‘Rio de Mãos Dadas’, série de ações que visa incentivar a retomada da confiança da população fluminense e o envolvimento das pessoas em um clima de positividade que permeie este novo ano e ajude a superar o difícil 2020.

“Os empresários fluminenses dos setores de Hotelaria e Gastronomia, fortemente impactados pela pandemia de Covid-19, têm agora o grande desafio de se reinventarem em um contexto desafiador imposto pelas restrições dos novos protocolos sanitários e pela insegurança por parte dos clientes. O Rio de Mãos Dadas pelo Interior, uma parceria da Fecomércio RJ, Sesc, Senac e IFec com os sindicatos e com o Sebrae Rio, tem o objetivo de contribuir para recuperar a confiança do setor mediante a oferta de qualificações e treinamentos sob medida para os empresários. São novas ferramentas, tecnologias e processos que poderão auxiliá-los na retomada das atividades econômicas”, enfatiza o presidente da Fecomércio RJ e do Conselho Deliberativo do Sebra Rio, Antônio Florêncio de Queiroz Junior.

Para o presidente do Sicomércio Valença, Marco Antônio Gonçalves Torres, o programa ‘Rio de Mãos Dadas pelo Interior’, vem atender à necessidade dos setores de gastronomia e hotelaria de encontrarem alternativas de desenvolvimento em um momento de limitações em meio a uma crise sanitária.

“A pandemia nos desafia diariamente a olhar os negócios da área de gastronomia e hotelaria sob novas perspectivas, pois o turismo e o comércio têm tudo a ver. Estamos diante de um cenário de transformação e bons resultados precisam acompanhar as mudanças. Acredito que esta iniciativa de trazer o Rio de Mãos Dadas aqui para o interior do estado, para a região do Médio Paraíba, irá permitir aos empresários locais um atendimento mais amplo de possibilidades para desenvolverem estratégias e planejamento eficientes”, disse Torres.

O encontro virtual irá abordar assuntos como a demanda reprimida devido às restrições sanitárias, o medo de viajar durante a pandemia e os protocolos que limitam o número de clientes em restaurantes, hotéis, transportes e equipamentos turísticos entre outros desafios que o setor enfrenta atualmente para a retomada do turismo doméstico.

Após as palestras, os especialistas Teresa Corção e Gustavo Araújo irão oferecer mentorias personalizadas para ajudar os empresários participantes a encontrar soluções e identificar oportunidades para alavancar seus negócios.

Segundo a coordenadora de Turismo do Sebrae Rio, Margareth Carvalho, pesquisas recentes apontam recuperação do setor, no entanto faz um alerta.

“Em nossa última pesquisa, 85,5% alegaram que viajar é prioridade nos próximos meses. O levantamento aponta ainda que a recuperação do setor de turismo será por etapas, sendo que os índices pré-Covid serão alcançados apenas em 2025. A procura por destinos internos aumentará consideravelmente e a experiência do consumidor será um dos fatores de sucesso. Antes, o empreendedor precisa estar atento as novas necessidades que serão implementadas como transmitir segurança ao cliente, a utilização de novas tecnologias e serviços, a harmonização de protocolos e a adoção do conceito low touch”, afirma Margareth.

Os 20 primeiros participantes, que se interessarem em receber mentoria individual gratuita para seus negócios com os especialistas, poderão se inscrever até o final do evento pela mesma plataforma Zoom.

Além das mentorias, o Senac RJ irá oferecer posteriormente na região, por meio do Sicomércio Valença, 60 vagas gratuitas voltadas para o comércio em cursos profissionalizantes pelo Programa Senac de Gratuidade (PSG), que atende a pessoas com renda familiar per capita de até dois salários mínimos.

A iniciativa, lançada em março no município de Petrópolis, já teve edições em Teresópolis, Nova Friburgo, Cabo Frio, Três Rios, Volta Redonda, Itaperuna e Angra dos Reis.

Outras 18 regiões do estado recebem o projeto, inicialmente em plataforma digital. Serão abordados os setores do Varejo, Gastronomia, Turismo, entre outros.

 

 

 

 

 

 

 


Gostou? Compartilhe essa matéria!

Esio Bellido

Bacharel em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo, pelo Centro Universitário Fluminense - UNIFLU/FAFIC - Campos dos Goytacazes-RJ - Formado em 22/12/2005. Pós-graduado em 'Especialização em Assessoria e Gestão da Comunicação', pela Universidade Anhambi Morumbi-SP - 2021/2022. Registro Profissional de Jornalista nº 0036792/RJ – MTb - Emitido pelo Ministério do Trabalho e Emprego de Campos dos Goytacazes-RJ, em 17/07/2015. Acadêmico em Direito (2º período).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *