Rio de Janeiro vê mercado de franquias apresentar crescimento de 13,2% segundo dados da ABF
A Associação Brasileira de Franchising (ABF) apresentou dados que mostraram que o mercado de franquias no Estado do Rio de Janeiro segue em franca expansão. O segmento já faturou na região quase R$ 11,7 bilhões no 1º semestre deste ano. Os dados representam um crescimento de 13,2% em relação ao mesmo período de 2023.
Os resultados mostram que o mercado está bastante aquecido no setor, além de evidenciar a alta procura das marcas de franquias pelo Estado. A capital é a grande vitrine do País para investimentos, mas outras regiões do Grande Rio, a região dos Lagos e o, Sul Fluminense também têm atraído muitos empreendedores que querem fazer aquisições num negócio próprio ou diversificar os lucros.
Para o presidente da ABF Rio, Clodoaldo Nascimento, o mercado de franquias da região confirmou ser resiliente e forte. “Temos diversos desafios econômicos em todo o Estado, mas o franchising é resiliente e o mercado de franquias na região do Grande Rio, Sul Fluminense e Região dos Lagos têm demostrado isso. Essas áreas se destacam pela capacidade de adaptação e inovação dos empreendedores locais, o que cria um cenário promissor para o crescimento não apenas do setor de franquias, mas também da economia como um todo. Com investimentos sólidos e apoio estratégico, consideramos que esse mercado será um pilar fundamental para o desenvolvimento econômico sustentável nos próximos anos,.” declara o executivo.
Entenda o termo franchising e como ele é aplicado
Esses números positivos provam a força do sistema de franquias. Para mostrar o poder do empreendedorismo brasileiro no Estado e auxiliar na busca por negócios de sucesso por meio das franquias, os empreendedores fluminenses e de todo o País terão a oportunidade de participar da Expo Franchising ABF Rio, feira tradicional do setor que acontecerá de 7 a 9 de novembro de 2024, no moderno Anfiteatro do Riocentro, na cidade do Rio de Janeiro.
Os segmentos Alimentação, Saúde, Beleza e Bem-Estar, e Serviços e Outros negócios registraram os três melhores desempenhos do Estado. Mesmo com a Páscoa ocorrendo em março, o setor continuou se beneficiando no segundo trimestre da demanda aquecida das pessoas por cuidados estéticos, valorização do bem-estar e do convívio social.