Estado do Rio

Rio aposta em energia renovável e incentiva vinda da Envision Energy para o Estado

O Governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro esteve reunido nesta terça-feira (22) com executivos da Envision Energy, em Xangai, na China. No evento, ele tratou de discutir a possível instalação da multinacional chinesa no estado. A empresa atua no desenvolvimento de soluções de baixo carbono voltadas à aviação e à navegação. O governo fluminense sinalizou apoio por meio de incentivos tributários e infraestrutura.

“O Governo do Rio reconhece e valoriza empresas como a Envision, que combinam inovação tecnológica com compromisso ambiental. Vamos acompanhar de perto, para garantir que esse projeto avance com segurança e agilidade”, afirmou o governador.

Segundo Castro, parcerias como essa são estratégicas para consolidar o estado como polo de tecnologias limpas na América Latina. “Queremos posicionar o Rio como um hub nacional de transição energética”, destacou. O governador lembrou que o estado lidera a produção de biometano no Brasil e está entre os primeiros na geração de biogás, além de responder por 89% da produção de petróleo e 76% da de gás natural no país.

Projetos sustentáveis já em andamento no estado reforçam essa direção. O programa Corredores Sustentáveis, por exemplo, prevê a substituição progressiva de combustíveis fósseis nas frotas rodoviárias por gás natural veicular, contando atualmente com 14 postos adaptados. Já o projeto-piloto RJ Mobilidade Sustentável opera com dois ônibus movidos a gás natural e biometano em linhas intermunicipais, com redução de até 20% nas emissões de CO?. Outro destaque é o projeto de energia eólica offshore, que pode se tornar o maior do Brasil e tem potencial para gerar mais de 510 mil empregos, em parceria com a Petrobras.

Ainda em Xangai, Cláudio Castro se encontrou com o prefeito da cidade, Gong Zheng, para fortalecer laços institucionais e comerciais. Durante o encontro, o governador ressaltou a relevância do Rio para a economia nacional: o estado representa 20% da arrecadação federal, movimenta cerca de R$ 460 bilhões por ano, é o segundo maior exportador do Brasil (13,56%) e detém a terceira posição nas importações (10,56%). Também ocupa o segundo lugar como mercado consumidor, com 40% do consumo nacional.

“Rio de Janeiro e Xangai compartilham muitas semelhanças, sendo centros econômicos estratégicos para seus países. Temos interesse em aprofundar parcerias não apenas no setor energético, mas também em infraestrutura, tecnologia e inovação”, disse Castro.

O prefeito chinês também demonstrou interesse em fortalecer a cooperação bilateral. “O Rio é um dos estados mais desenvolvidos da América Latina. A exploração do mercado de energia limpa é uma das nossas metas, mas também queremos estudar projetos nas áreas de segurança e saúde”, afirmou Gong Zheng. Ele sugeriu a ampliação do intercâmbio nas áreas comercial, industrial, turística e cultural, além de destacar o objetivo comum de desenvolver cidades sustentáveis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *