Macaé

Relatório da ONA Nível 1 é apresentado às lideranças

No último dia 10 de janeiro de 2025, a equipe de Gestão da Qualidade apresentou, no auditório do Hospital Unimed Costa do Sol, o relatório referente à visita de Avaliação para manutenção do Certificado de Acreditado ONA – Nível 1. O relatório oficial detalha os 14 processos auditados e que manteve o nível de acreditação. A avaliação ocorreu nos dias 5 e 6 de novembro de 2024 e foi realizada pela Instituição Acreditadora Credenciada (IAC) Fundação Carlos Alberto Vanzolini (FCAV).

Ao receber o relatório em dezembro, a equipe da Qualidade teve a oportunidade de avaliar sua maturidade e progresso com base nos comentários dos auditores. Esse feedback é valioso, pois proporciona uma visão externa e imparcial sobre os pontos fortes e áreas que precisam de melhorias. As discussões internas foram fundamentais para interpretar essas observações e traçar um plano de ação, assegurando que todos os membros da equipe compreendam a direção e os objetivos institucionais”, explica Wagner Dolor, Coordenador de Qualidade.

Na somatória do Desempenho Geral, deve-se considerar as notas obtidas nos itens padrão classificados como “Conforme”, cuja meta é de valor igual ou maior que 80% , na qual o HUCS alcançou 95,7% , e também nos itens CORE (de maior risco/impacto na segurança), cuja meta é de valor igual ou maior que 90%, e foi alcançado o índice de 97,6%.

A apresentação do relatório à Liderança e aos profissionais do hospital teve como foco transmitir uma mensagem de evolução e comprometimento. Os dados mostram um avanço significativo na nossa capacidade de enfrentar desafios e na manutenção do nosso compromisso com a qualidade do atendimento ao paciente. Essa reunião ocorreu com um engajamento importante e permitiu que cada profissional presente se sentisse parte dessa conquista coletiva”, completou Wagner.

Glauber Ceolin, Gerente de Gestão da Qualidade, contou que o Hospital vive um intenso amadurecimento cultural em relação às rotinas e práticas de Qualidade. “Observo que, a cada auditoria, os profissionais envolvidos nas apresentações dos processos demonstram maior segurança, domínio e comprometimento. Essa postura é percebida pela equipe de avaliadores. O resultado é que, quando comparamos os ciclos de auditoria desde dezembro de 2021, constatamos a redução de não conformidades, bem como o aumento dos percentuais de conformidade. A melhoria contínua pela Organização é claramente mensurável através dos índices apresentados”.

Com o objetivo de manter e elevar o desempenho e pensando no planejamento de médio prazo, a equipe da Qualidade apresentou também um Plano de Trabalho para o ciclo 2025-2026. No plano de ação estão descritas as etapas e o período de trabalho. O planejamento inclui reuniões mensais, revisões, tratativas de apontamentos e avaliações internas, até a análise e tratativa dos apontamentos necessários para se alcançar a Certificação ONA nível 2.

Planejar os próximos passos nos permite promover um alinhamento junto às lideranças e profissionais envolvidos sobre o rumo a ser seguido, além dos prazos e metas que devemos perseguir. Sabemos que será um período desafiador e intenso, que dependerá do empenho e da parceria entre as equipes. O lema do nível 2 é a Gestão Integrada, ou seja, o gerenciamento conjunto e correlacionado dos processos”, finaliza Glauber.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *