Editorial

Projeto Bike Park será implantado em Volta Redonda

Através de uma parceria entre a Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Volta Redonda, serão iniciadas as obras do projeto ‘Bike Park’ na Fazenda do Ingá, no bairro Santa Cruz, no município.

O objetivo do Bike Park é a criação de um parque ideal para a prática de ciclismo na modalidade MTB, com a demarcação de trilhas de acordo com padrões técnicos da International Mountain Biking Association (IMBA).

Tais padrões respeitam os critérios que integram a segurança, o bem-estar dos usuários e a conservação do meio ambiente, sem ferir a legislação municipal no que tange a operação do Parque Natural Municipal Fazenda Santa Cecília do Ingá.

Entre as melhorias estão a criação de um ambiente seguro para a prática do ciclismo de montanha, que é o perfil predominante dos usuários do local.

Desenvolvido com financiamento da CSN por uma consultoria especializada, o projeto visa preservar o ecossistema existente, recuperando, organizando, demarcando e integrando as trilhas do Parque Municipal. A execução das obras será feita pela empresa CBSI.

A obra terá todas as autorizações ambientais necessárias e será acompanhada pela Secretaria de Meio Ambiente seguindo as exigências ambientais previstas.

As trilhas terão um conceito de uso compartilhado, que contribui para que os visitantes e os ciclistas ajudem na preservação do espaço, embora as regras de uso ainda necessitem de adequações.

O parque permanece fechado para prática de ciclismo. Não há no momento previsão para o recebimento do público alvo, para utilização das trilhas.

Bike Park

O projeto prevê a criação de 4 trilhas totalizando 5,4 km de extensão que ampliarão os circuitos existentes, além da instalação de uma estação de apoio para manutenção de bicicletas.

As trilhas serão sinalizadas por níveis de dificuldade e vão funcionar como incentivo à prática do esporte, de acordo com o nível de habilidade, incluindo trajetos mais fáceis até um extremamente difícil, segundo o sistema de classificação da IMBA.

A classificação das trilhas apresentado pelo IMBA é o sistema internacional de classificação de trilhas para a prática do ciclismo de montanha.

Ele se aplica melhor à modalidade, mas também é aplicável a outros usuários, como caminhantes. Com o projeto, a expectativa é melhorar a experiência do usuário para que se torne um frequentador do local.

Para ajudar na construção do projeto, ciclistas que frequentam o Parque Natural Municipal foram convidados a participar de uma pesquisa online, para identificação do uso predominante do espaço.

Com base nas respostas, constatou-se que as modalidades mais praticadas são o Mountain bike, Cross country, Ciclismo em estrada e o Ecoturismo.

A estrada de acesso ao Parque Natural Municipal Fazenda Santa Cecília do Ingá é coberta por mata atlântica nativa

O Parque

O Parque Natural Municipal Fazenda Santa Cecília do Ingá está localizado no município de Volta Redonda-RJ. O acesso é feito pela Av. dos Combatentes, no Bairro Santa Cruz.

Com 211 hectares, o Parque Natural Municipal Fazenda Santa Cecília do Ingá é a maior área verde da cidade. Cerca de 90 hectares são cobertos por mata atlântica nativa e trechos reflorestados.

O local pertence ao município desde 1955, foi adquirido com o intuito de aproveitar o seu potencial hídrico para abastecer parte do então núcleo urbano.

Em 1962, um convênio foi assinado com o Ministério da Agricultura para a criação do Parque Florestal Municipal, condição que permaneceu até 1988, quando foi transformada em Área de Proteção Ambiental (APA), pela Lei Orgânica do Município. Dessa forma, o local não pode possuir nenhuma forma de urbanização.

 

 

 

 

Esio Bellido

Bacharel em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo, pelo Centro Universitário Fluminense - UNIFLU/FAFIC - Campos dos Goytacazes-RJ - Formado em 22/12/2005. Pós-graduado em 'Especialização em Assessoria e Gestão da Comunicação', pela Universidade Anhambi Morumbi-SP - 2021/2022. Registro Profissional de Jornalista nº 0036792/RJ – MTb - Emitido pelo Ministério do Trabalho e Emprego de Campos dos Goytacazes-RJ, em 17/07/2015. Acadêmico em Direito (2º período).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *