Produção industrial cresce mais uma vez em quase todo o Brasil
A produção industrial cresceu em 14 dos 15 locais pesquisados em junho pela Pesquisa Industrial Mensal (PIM), regional, divulgada nesta terça-feira (11) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
A mesma cresceu em junho, 8,9% e registrou a segunda alta consecutiva, puxada principalmente pela produção de veículos. De janeiro a junho, a indústria acumula queda de 10,9%.
De acordo com a pesquisa, as maiores altas do mês, em comparação a maio, vieram do Amazonas, com 65,7% e do Ceará, com 39,2%, sendo que o primeiro conseguiu eliminar a perda acumulada durante os meses com medidas de isolamento mais fortes.
A indústria gaúcha também foi um destaque positivo no mês, que teve alta maior que a média nacional e registrou 12,6% na comparação com maio.
Além de Rio Grande do Sul e São Paulo, com 10,2%, Santa Catarina, com taxa de 9,1% também mostrou alta maior que a média nacional.
A região Nordeste com 8,0%, Minas Gerais com 5,8%, Paraná com 5,2%, Pernambuco com 3,5%, Pará com 2,8%, Goiás com 0,7%, Rio de Janeiro com 0,7%, Bahia com 0,6% e Espírito Santo com 0,4%, completam o conjunto de locais com índices positivos em junho, na comparação com maio.
Na comparação ao mês de junho, Goiás teve um aumento de 5,4%, Pernambuco, 2,8% e Mato Grosso 1,6%. Esses também foram resultados positivos na indústria, nesta comparação.
Para a região sudeste, o sul fluminense colaborou com esse aumento, por manter uma produção no setor de automóveis.
.