Produção industrial cresce em 12 dos 15 locais pesquisados em setembro, diz IBGE
Em setembro, a indústria teve ganhos em 12 dos 15 locais pesquisados em relação a setembro de 2019, segundo a Pesquisa Industrial Mensal (PIM) – Produção Física Regional, divulgada nesta terça-feira (10), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Em São Paulo, maior parque fabril do país, o avanço foi de 4,9%, acima da média nacional. A produção industrial avançou 3,4% em setembro deste ano ante setembro do ano passado, como informou o IBGE na semana passada.
Entre os estados pesquisados, estão: Amazonas, com crescimento de (14,2%), seguido de Ceará, com (8,5%) e Pará, com (8,1%), onde aconteceram os avanços mais intensos em setembro, segundo o IBGE.
Logo após vem Santa Catarina, com (7,6%), Pernambuco, com (7,5%), Rio Grande do Sul, com (5,8%), Goiás, com (5,3%), além de São Paulo, também tiveram taxas mais elevadas do que a média nacional que foi de (3,4%).
Em seguida vem: Minas Gerais, com (3,3%); Paraná, com (3,2%); Região Nordeste, com (3,2%) e Rio de Janeiro, com (0,8%), que complementaram o conjunto de locais com crescimento na produção nessa comparação.
Na contramão, Espírito Santo registrou (-11,0%) e Mato Grosso (-6,2%) onde tiveram os recuos mais intensos. Já a Bahia, teve redução de (1,9%) onde apontou resultado negativo, segundo o Instituto Brasileiro.
De acordo com a análise, o Estado do Rio de Janeiro teve seus (0,8%) de crescimento, o que pode parecer pouco, mas diante do cenário atual, o crescimento é significativo em relação ao que já vem sendo notado, ou seja, até o final de 2020, os dados de crescimento para o setor no estado já está sendo visto com otimismo, segundo pesquisa do IBGE.