Editorial

Produção industrial cresce em 12 dos 15 locais pesquisados em setembro, diz IBGE

Gostou? Compartilhe essa matéria!

Em setembro, a indústria teve ganhos em 12 dos 15 locais pesquisados em relação a setembro de 2019, segundo a Pesquisa Industrial Mensal (PIM) – Produção Física Regional, divulgada nesta terça-feira (10), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Em São Paulo, maior parque fabril do país, o avanço foi de 4,9%, acima da média nacional. A produção industrial avançou 3,4% em setembro deste ano ante setembro do ano passado, como informou o IBGE na semana passada.

Entre os estados pesquisados, estão: Amazonas, com crescimento de (14,2%), seguido de Ceará, com (8,5%) e Pará, com (8,1%), onde aconteceram os avanços mais intensos em setembro, segundo o IBGE.

Logo após vem Santa Catarina, com (7,6%), Pernambuco, com (7,5%), Rio Grande do Sul, com (5,8%), Goiás, com (5,3%), além de São Paulo, também tiveram taxas mais elevadas do que a média nacional que foi de (3,4%).

Em seguida vem: Minas Gerais, com (3,3%); Paraná, com (3,2%); Região Nordeste, com (3,2%) e Rio de Janeiro, com (0,8%), que complementaram o conjunto de locais com crescimento na produção nessa comparação.

Na contramão, Espírito Santo registrou (-11,0%) e Mato Grosso (-6,2%) onde tiveram os recuos mais intensos. Já a Bahia, teve redução de (1,9%) onde apontou resultado negativo, segundo o Instituto Brasileiro.

De acordo com a análise, o Estado do Rio de Janeiro teve seus (0,8%) de crescimento, o que pode parecer pouco, mas diante do cenário atual, o crescimento é significativo em relação ao que já vem sendo notado, ou seja, até o final de 2020, os dados de crescimento para o setor no estado já está sendo visto com otimismo, segundo pesquisa do IBGE.


Gostou? Compartilhe essa matéria!

Esio Bellido

Bacharel em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo, pelo Centro Universitário Fluminense - UNIFLU/FAFIC - Campos dos Goytacazes-RJ - Formado em 22/12/2005. Pós-graduado em 'Especialização em Assessoria e Gestão da Comunicação', pela Universidade Anhambi Morumbi-SP - 2021/2022. Registro Profissional de Jornalista nº 0036792/RJ – MTb - Emitido pelo Ministério do Trabalho e Emprego de Campos dos Goytacazes-RJ, em 17/07/2015. Acadêmico em Direito (2º período).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *