Procon-VR orienta população sobre cuidados na Semana do Consumidor
O Programa de Proteção e Defesa do Consumidor de Volta Redonda (Procon-VR) começou a divulgar orientações sobre cuidados que os consumidores devem tomar durante a semana em que se comemora o Dia Mundial do Consumidor, celebrado nesta segunda-feira (15). O comércio em geral aproveita o período para oferecer descontos e promoções.
De acordo com o coordenador do Procon-VR, João Silveira Neto, para realizar uma boa compra o primeiro passo é fazer uma pesquisa de preço. Se o valor for muito baixo, o consumidor deve desconfiar.
Outro cuidado que o cidadão deve ter é verificar se a embalagem está fechada corretamente, para evitar transtornos como comprar um produto novo e receber um usado.
“Para compras online, dê preferência para pagamento com cartão de crédito, porque se der algum problema, como o produto não chegar, por exemplo, o consumidor pode entrar em contato com a operadora do cartão e pedir cancelamento por desacordo comercial”, explica Neto.
Em relação à garantia, o coordenador do Procon-VR lembra que todo produto, por lei, tem 90 dias de garantia, mas alguns itens costumam possuir tempo maior, como geladeira e televisão.
Se o produto apresentar problema e não for consertado dentro de 30 dias, ou se der o mesmo defeito por três vezes, o consumidor tem o direito de escolher um produto novo ou ter o dinheiro de volta.
“Quando estou em negociação com algum fornecedor, costumo dizer que ele é fornecedor por algumas horas por dia, mas é consumidor o ano inteiro. Ninguém é mais fornecedor do que consumidor. Todos nós consumidores em vários momentos do dia”, diz Neto, acrescentando que se o consumidor tiver dúvidas, deve entrar em contato com o Procon-VR, através dos telefones (24) 3339-9205 e (24) 3339-9206.
O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.