Principais cidades da região Sul Fluminense registram saldos positivos no Caged
As cinco maiores cidades da região Sul Fluminense voltaram a registrar saldos positivos no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), que mede a variação do mercado de trabalho formal, comparando o número de admissões com o de demissões em empregos com carteira assinada.
O saldo entre admissões e desligamentos aponta para ampliação no número de empregos na cidade, se positivo, ou para redução, se negativo. Os desligamentos incluem demissões e aposentadorias.
A cidade que mais gerou novos postos de trabalho foi Volta Redonda, com 531 novos empregos com carteira assinada, resultantes de 1.923 admissões e 1.392 desligamentos.
O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Rogério Loureiro, afirmou que a prefeitura tem buscado ampliar o número de oportunidades de trabalho.
“Trabalhamos sempre em busca de auxiliar os empresários da cidade e fomentar a vinda de novas empresas. Hoje contamos com a casa do empreendedor que é um espaço onde estas empresas terão todo o atendimento e suporte necessário para sua instalação e investimentos na cidade. Como consequência dessas ações os números de empregos vêm aumentando e a população é a maior beneficiada”, afirmou o secretário municipal.
Segue-se Barra do Piraí, com 361 novos empregos, que resultam de 640 admissões e 279 desligamentos. Já Angra dos Reis teve 550 admissões, com 468 desligamentos e ampliou em 82 postos de trabalho o seu estoque de empregos.
Resende registrou 768 admissões e 713 desligamentos, chegando a um saldo positivo de 55 empregos. O secretário de Governo, Elio Rodrigues, manifestou sobre o resultado. “Vamos buscar manter e aumentar os empregos existentes. Temos muito a fazer para os próximos meses, mas cada emprego gerado é motivo de grande alegria”, disse.
Barra Mansa apresenta mais 30 postos de trabalho em setembro, resultantes de 842 admissões e 812 desligamentos. O secretário de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação de Barra Mansa, Jair Gomes, comemorou. “Mesmo diante da crise econômica causada pela pandemia da Covid-19, Barra Mansa se manteve criando novos postos de trabalho, através de um planejamento sólido. O resultado positivo do Caged é fruto deste trabalho”.
Cada vez que um novo posto de trabalho passa a integrar o estoque de empregos de uma cidade, aumenta o potencial de consumo. Isso implica na possibilidade de mais faturamento para os setores de comércio e serviços, que por sua vez precisarão de mais trabalhadores para atenderem à demanda crescente.
De acordo com a declaração do ministro da Economia, Paulo Guedes, a criação recorde de empregos em setembro confirma a recuperação em V, que significa forte queda, seguida de forte alta, da economia brasileira.
“Uma excelente notícia, confirmando a volta da economia brasileira em V. É o maior ritmo de criação de empregos já registrados em outros setembros. A criação de empregos formais foi ampla, com todos os setores da economia, aumentando o número de vagas em todas as regiões do Brasil. Foi um aumento generalizado e mesmos os serviços que estavam com dificuldades, criaram 80 mil empregos, em setembro”, ressaltou.
O secretário especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, Bruno Bianco Leal, afirmou que a secretaria apresentará nos próximos dias, novas medidas de revogação de diversos decretos e normas trabalhistas. “As medidas ajudarão a reduzir a insegurança jurídica no mercado de trabalho e a estimular a criação de empregos. O governo tem estudado medidas para a ‘modernização’ dos contratos de trabalho depois da pandemia, pois temos de pensar em medidas pós-pandemia. Estamos buscando criar oportunidades, não necessariamente com as mesmas medidas da pandemia”, explicou.