Primeiro Festival de Cinema de Vassouras no Vale do Café será em maio
O Vale do Café se prepara para receber o primeiro Festival de Cinema de Vassouras. O evento pioneiro, adiado em razão da pandemia, será realizado entre os dias 22 e 29 de maio de 2022, com abertura no Centro de Convenções General Sombra, da Universidade de Vassouras. A expectativa é que o Festival seja um marco para o audiovisual brasileiro, entrando para o calendário de eventos anuais.
Sob curadoria, direção e produção executiva de Bruno Saglia e Jane Saglia, o festival vai destacar a essência da região em sua programação. Segundos os organizadores, o festival vai bem além da exibição de filmes, com sessões gratuitas e abertas a toda a população, debates, mesas temáticas e diálogos audiovisuais.
“Bruno e Jane Saglia, querem deixar um legado de cultura e comprometimento para a cidade e todo o entorno, incentivando gerações a conhecerem o apaixonante e promissor universo da sétima arte”, disse a assessoria de imprensa da dupla idealizadora do projeto.
O evento será presencial e exclusivamente dedicado à exibição e promoção de obras audiovisuais por meio da realização de mostras competitivas e não competitivas de filmes de longa-metragem brasileiros; filmes de longa-metragem documentários; filmes de longa-metragem de animação; filmes de curta-metragem brasileiros e regionais.
Até o momento, mais de 300 obras foram inscritas, mas estão abertas até o dia 15 de março as inscrições gratuitas para a categoria “Curta-Metragem Regional”, cujos vencedores terão suas obras exibidas na rede Cinemaxx. A lista das obras selecionadas será disponibilizada no site do Festival, no período de 20 a 30 de março de 2022.
Patrocinado pela Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, e pela Light, o Festival de Cinema de Vassouras no Vale do Café é uma mostra nacional de cinema, com característica competitiva, participativa e informativa, e tem os objetivos de aprimorar ainda mais o intercâmbio para a produção audiovisual entre as cidades brasileiras, propor ações culturais, promover encontros com profissionais do setor, incentivar reflexões sobre os diferentes formatos e discutir estratégias para a distribuição dos filmes representativos no período do evento.
Iniciativa da SG Company Filmes, o evento teve seu lançamento oficial em 2020. Desde então, eventos paralelos foram realizados, como a Semana da Consciência Negra e o Encontro de Economia Criativa.
Agora, ações paralelas serão realizadas em outras cidades do Vale do Café, através da parceria firmada com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Vassouras; a Secretaria de Patrimônio e Urbanismo; o Sicomércio (Sindicato do Comércio); a Secretaria de Educação; a Secretaria de Cultura, além de Ivo Raposo, do Cine Centímetro, Sesc Teatro Rosinha de Valença, Sala Mariana Crioula e Centro Cultural Cazuza.
“Não medimos esforços para divulgar esse evento tão importante. Conseguimos promover o Festival pioneiro em locais estratégicos, como a Praia de Copacabana, com o intuito de mostrar o tamanho desse projeto”, destacou o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Vassouras, Wanderson Farias.
Já através da Secretaria de Educação, as escolas públicas e privadas da região serão convidadas para o Festival. Alunos e professores poderão assistir gratuitamente à Sessão Animação, com obras assinadas por artistas nacionais.
O prefeito da cidade ressaltou a importância de um evento dessa natureza. “A iniciativa é louvável e certamente o Festival será um marco, além de movimentar a economia vassourense e fortalecer a região como um todo”, disse Severino Dias.