Estado do Rio

Primeira parcela do 13º salário é paga nesta quarta-feira em Pinheiral

A prefeitura de Pinheiral realiza nesta quarta-feira (15), o pagamento da primeira parcela do 13º salário dos servidores estatutários, reintegrados, celetistas e aposentados. Juntos correspondem a mais de 85% dos servidores. Já os comissionados e secretários receberão a primeira parcela até o dia 30 de novembro.

Segundo o secretário Municipal de Finanças, Wanderson Siqueira de Castro, mesmo com todas as dificuldades financeiras, a prefeitura está honrando com o pagamento da primeira parcela do 13º salário.

“Pinheiral tinha uma boa perspectiva no início de 2020, seria um ano para prefeitura colocar boa parte das contas em dia, mas com a pandemia do novo coronavírus, entramos em uma crise de saúde e também financeira. Os impactos nas finanças começaram em abril, como a queda de arrecadação, por causa da paralisação econômica, mas mesmo com a lenta recuperação os pagamentos estão realizados. A equipe de finanças recebeu um pedido do prefeito Ednardo Barbosa (PMDB), para que empenhássemos em realizar o pagamento dessa primeira parcela do 13º salário, ainda neste mês de julho e é o que estamos fazendo”, disse.

O município teve também uma queda da arrecadação dos royalties do petróleo entre março e junho, onde os repasses caíram mais de 60%. Além da queda de outras fontes de renda, como o Fundeb, em torno de 35%, do ICMS que também caiu em torno de 20% a 30% e do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

“Mesmo com a ajuda do Governo Federal através da Lei Complementar 173 de ajuda aos municípios, não foi suficiente. Sabemos que é um ano de incertezas e estamos vivendo um dia após o outro. Mas realizamos um esforço muito grande para garantir essa primeira parcela para a maioria dos nossos servidores, conforme o pedido do prefeito. Continuaremos com esse esforço para pagar o restante dos funcionários, como os comissionados e agentes políticos que receberão essa primeira parcela no mês de novembro”, conclui Castro.

Esio Bellido

Bacharel em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo, pelo Centro Universitário Fluminense - UNIFLU/FAFIC - Campos dos Goytacazes-RJ - Formado em 22/12/2005. Pós-graduado em 'Especialização em Assessoria e Gestão da Comunicação', pela Universidade Anhambi Morumbi-SP - 2021/2022. Registro Profissional de Jornalista nº 0036792/RJ – MTb - Emitido pelo Ministério do Trabalho e Emprego de Campos dos Goytacazes-RJ, em 17/07/2015. Acadêmico em Direito (2º período).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *