Estado do Rio

Primeira parcela do 13º salário é paga nesta quarta-feira em Pinheiral

Gostou? Compartilhe essa matéria!

A prefeitura de Pinheiral realiza nesta quarta-feira (15), o pagamento da primeira parcela do 13º salário dos servidores estatutários, reintegrados, celetistas e aposentados. Juntos correspondem a mais de 85% dos servidores. Já os comissionados e secretários receberão a primeira parcela até o dia 30 de novembro.

Segundo o secretário Municipal de Finanças, Wanderson Siqueira de Castro, mesmo com todas as dificuldades financeiras, a prefeitura está honrando com o pagamento da primeira parcela do 13º salário.

“Pinheiral tinha uma boa perspectiva no início de 2020, seria um ano para prefeitura colocar boa parte das contas em dia, mas com a pandemia do novo coronavírus, entramos em uma crise de saúde e também financeira. Os impactos nas finanças começaram em abril, como a queda de arrecadação, por causa da paralisação econômica, mas mesmo com a lenta recuperação os pagamentos estão realizados. A equipe de finanças recebeu um pedido do prefeito Ednardo Barbosa (PMDB), para que empenhássemos em realizar o pagamento dessa primeira parcela do 13º salário, ainda neste mês de julho e é o que estamos fazendo”, disse.

O município teve também uma queda da arrecadação dos royalties do petróleo entre março e junho, onde os repasses caíram mais de 60%. Além da queda de outras fontes de renda, como o Fundeb, em torno de 35%, do ICMS que também caiu em torno de 20% a 30% e do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

“Mesmo com a ajuda do Governo Federal através da Lei Complementar 173 de ajuda aos municípios, não foi suficiente. Sabemos que é um ano de incertezas e estamos vivendo um dia após o outro. Mas realizamos um esforço muito grande para garantir essa primeira parcela para a maioria dos nossos servidores, conforme o pedido do prefeito. Continuaremos com esse esforço para pagar o restante dos funcionários, como os comissionados e agentes políticos que receberão essa primeira parcela no mês de novembro”, conclui Castro.


Gostou? Compartilhe essa matéria!

Esio Bellido

Bacharel em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo, pelo Centro Universitário Fluminense - UNIFLU/FAFIC - Campos dos Goytacazes-RJ - Formado em 22/12/2005. Pós-graduado em 'Especialização em Assessoria e Gestão da Comunicação', pela Universidade Anhambi Morumbi-SP - 2021/2022. Registro Profissional de Jornalista nº 0036792/RJ – MTb - Emitido pelo Ministério do Trabalho e Emprego de Campos dos Goytacazes-RJ, em 17/07/2015. Acadêmico em Direito (2º período).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *