Primeira Associação de Cafeicultores do Vale do Café fortalece a região
Realizado nos dias 6 e 7 de dezembro no Espaço Joaquim José Teixeira Leite,em Vassouras, o Festival Sabores do Vale do Café reuniu diversas autoridades do estado e da região e foi marcado por um importante lançamento que fortalece a produção de café na região.
No primeiro dia do evento apoiado por Setur-RJ e Sebrae, foi lançada a primeira Associação de Cafeicultores do Vale do Café, que tem objetivo de apoiar os produtores. “Iniciamos esse movimento do café em 2020, quando eu era secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Vassouras e realizamos o primeiro fórum do café com presença de secretários de Estado de Turismo, Agricultura e Desenvolvimento, presidentes da Emater, do Sebrae, da Ascarj, da Pesagro e de outros órgãos importantes”, disse o assessor especial da Setur-RJ, Wanderson Farias, lembrando que, nesses quatro anos, o segmento evolui com a criação e expansão do Arranjo Produito Local (APL) do Vale do Café.
Atualmente, no estado do Rio, 80% da produção de café está no Noroeste, 19% na região Serrana e apenas 1% no Vale do Café, região que tem esse nome devido ao apogeu durante o século 19, quando chegou a exportar 75% do café produzido no Brasil. “Mesmo responsável pela fatia minoritária atualmente, o Vale do Café se destaca pela qualidade, tendo, inclusive, o melhor café do estado do Rio segundo premiação de 2019, produzido na Fazenda Florença, entre outros premiados. Temos, hoje, 38 membros no APL. Junto do Sebrae, também estamos criando a Identicação Geográfica. A Setur-RJ tem apoiado os projetos, especialmente os festivais, como Vale do Café, Delícias do Vale e agora Sabores do Vale. Esses eventos são importantes para que os produtores possam participar de painéis e apresentar e vender seus cafés especiais”, disse Wanderson.
Visite e conheça o Instagram da Setur-RJ
O secretário Gustavo Tutuca, que estava em missão do estado no EUA no período do Sabores do Vale do Café, enviou um vídeo parabenizando os produtores e reiterou o apoio da Setur-RJ aos produtores.
“Nosso secretário valoriza a força dos nossos produtores. A Setur-RJ vai continuar esse movimento de estímulo às propriedades de café, movimentando a economia, promovendo a região e gerando emprego e renda”, finalizou Wanderson.
Confira, abaixo, os membros da Associação de Cafeicultores do Vale do Café:
Diretoria Executiva:
Diretor Presidente
JOÃO DOMINGUES R. MACHADO
Diretor Vice-presidente
SAKAE KAGOHARA
DIretor Administrativo
THIAGO COSTA LOPES GARCIA
Diretor Financeiro
DANILO GAMA
Diretor de Turismo e Comunicação
CARLOS ALEXANDRE LAVINAS PEREIRA
Conselho Fiscal:
Membro
LUIZ PAULO TOSTES
Membro
VIVIAN ROCHA DIAS
Membro
CARLOS ROBERTO BARROS LEITE
Conselho Regulador:
Coordenador
PAULO ROBERTO DOS SANTOS
Membro
ROGÉRIO SILVA LOUZADA
Membro
DANIEL MAHON BASTOS
Indicado da ASCARJ
Membro
LUIZ HENRIQUE MAGALHÃES
Membro
BRUNO ALMEIDA
Membro
WANDERSON VALÉRIO RIBEIRO FARIAS
APL do Café do Vale do Café