Prestação da casa própria pode ser reduzida em até 75% na CAIXA
A Caixa Econômica Federal (CAIXA) passou a oferecer reduções nas prestações do financiamento imobiliário para diminuir os impactos da crise sanitária.
Os abatimentos variam de 25%, por seis meses a 74,99%, por três meses. Também é possível obter um desconto em meio à pandemia do novo coronavírus.
As solicitações para conseguir reduzir o valor das parcelas devem ser realizadas diretamente pelo aplicativo de habitação da Caixa.
Segundo o banco, a redução no pagamento das prestações terá acréscimo ao longo do financiamento. Os valores abatidos serão cobrados na prestação seguinte à redução ou no mesmo período seguinte ao abatimento.
Para os brasileiros que estão recebendo o auxílio emergencial ou o seguro desemprego, passa a valer a possibilidade de realizar uma pausa no pagamento das prestações pelo período de seis meses.
A CAIXA detinha uma carteira de crédito imobiliário da ordem de R$ 523 bilhões até maio último, um aumento de 9,1% em relação aos cinco primeiros meses do ano passado.
Conhecido como o banco da habitação, a instituição somou 5,76 milhões de contratos de financiamento da casa própria no período, aumento de 5,4% na mesma base de comparação.
Quem pode solicitar?
Pessoas físicas e empresas que tenha contratos habitacionais com a CAIXA. Os pagamentos precisam estar em dia ou com atraso de, no máximo, dois meses. O pedido vale, inclusive, para os contratos do programa “Casa Verde e Amarela”, ex ‘Minha Casa Minha Vida’, voltado para a população de baixa renda.
Quem não terá acesso à redução da prestação
Clientes que estiverem com mais de dois meses de atraso nas prestações. O benefício também não está disponível para quem já utiliza o saldo do FGTS para reduzir o valor das prestações mensais.
Pelas regras do FGTS, o valor do fundo pode ser usado pelo trabalhador para reduzir em até 70% as prestações no prazo de um ano.
Terei que pagar as prestações no futuro?
Os valores das prestações serão incorporados ao saldo devedor do financiamento. Na prática, isso significa que o cliente pagará, sim, os valores, mas apenas no futuro.
Há limite de valor de contrato?
Não. Qualquer pessoa física ou empresa pode solicitar a pausa nos pagamentos, independentemente do valor financiado.
Como solicitar?
Para as pessoas físicas, um dos principais canais é o Aplicativo Habitação Caixa. Ao acessar o aplicativo, o cliente deve clicar na opção “solicitar pausa emergencial”.
Depois, será preciso realizar o login. Em seguida, é preciso ler as orientações e clicar em “próximo”. Na etapa seguinte, o cliente informará seu número de celular e autorizará a CAIXA a enviar SMS sobre a solicitação. Por fim, basta clicar em “solicitar pausa”.
Há outros canais?
Além do aplicativo, a CAIXA disponibiliza um número de WhatsApp (0800-726-8068) e o Telesserviço nos telefones: 3004-1105 para capitais ou 0800-726-0505 para demais cidades, na opção 7, para informações.