Editorial

Prestação da casa própria pode ser reduzida em até 75% na CAIXA

A Caixa Econômica Federal (CAIXA) passou a oferecer reduções nas prestações do financiamento imobiliário para diminuir os impactos da crise sanitária.

Os abatimentos variam de 25%, por seis meses a 74,99%, por três meses. Também é possível obter um desconto em meio à pandemia do novo coronavírus.

As solicitações para conseguir reduzir o valor das parcelas devem ser realizadas diretamente pelo aplicativo de habitação da Caixa.

Segundo o banco, a redução no pagamento das prestações terá acréscimo ao longo do financiamento. Os valores abatidos serão cobrados na prestação seguinte à redução ou no mesmo período seguinte ao abatimento.

Para os brasileiros que estão recebendo o auxílio emergencial ou o seguro desemprego, passa a valer a possibilidade de realizar uma pausa no pagamento das prestações pelo período de seis meses.

A CAIXA detinha uma carteira de crédito imobiliário da ordem de R$ 523 bilhões até maio último, um aumento de 9,1% em relação aos cinco primeiros meses do ano passado.

Conhecido como o banco da habitação, a instituição somou 5,76 milhões de contratos de financiamento da casa própria no período, aumento de 5,4% na mesma base de comparação.

Quem pode solicitar?

Pessoas físicas e empresas que tenha contratos habitacionais com a CAIXA. Os pagamentos precisam estar em dia ou com atraso de, no máximo, dois meses. O pedido vale, inclusive, para os contratos do programa “Casa Verde e Amarela”, ex ‘Minha Casa Minha Vida’, voltado para a população de baixa renda.

Quem não terá acesso à redução da prestação

Clientes que estiverem com mais de dois meses de atraso nas prestações. O benefício também não está disponível para quem já utiliza o saldo do FGTS para reduzir o valor das prestações mensais.

Pelas regras do FGTS, o valor do fundo pode ser usado pelo trabalhador para reduzir em até 70% as prestações no prazo de um ano.

Terei que pagar as prestações no futuro?

Os valores das prestações serão incorporados ao saldo devedor do financiamento. Na prática, isso significa que o cliente pagará, sim, os valores, mas apenas no futuro.

Há limite de valor de contrato?

Não. Qualquer pessoa física ou empresa pode solicitar a pausa nos pagamentos, independentemente do valor financiado.

Como solicitar?

Para as pessoas físicas, um dos principais canais é o Aplicativo Habitação Caixa. Ao acessar o aplicativo, o cliente deve clicar na opção “solicitar pausa emergencial”.

Depois, será preciso realizar o login. Em seguida, é preciso ler as orientações e clicar em “próximo”. Na etapa seguinte, o cliente informará seu número de celular e autorizará a CAIXA a enviar SMS sobre a solicitação. Por fim, basta clicar em “solicitar pausa”.

Há outros canais?

Além do aplicativo, a CAIXA disponibiliza um número de WhatsApp (0800-726-8068) e o Telesserviço nos telefones: 3004-1105 para capitais ou 0800-726-0505 para demais cidades, na opção 7, para informações.

 

 

 

Esio Bellido

Bacharel em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo, pelo Centro Universitário Fluminense - UNIFLU/FAFIC - Campos dos Goytacazes-RJ - Formado em 22/12/2005. Pós-graduado em 'Especialização em Assessoria e Gestão da Comunicação', pela Universidade Anhambi Morumbi-SP - 2021/2022. Registro Profissional de Jornalista nº 0036792/RJ – MTb - Emitido pelo Ministério do Trabalho e Emprego de Campos dos Goytacazes-RJ, em 17/07/2015. Acadêmico em Direito (2º período).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *