Empreendedorismo

Presidente do CREA-RJ visita obras de megaempreendimento em Rio das Ostras

No século 19, Rio das Ostras – cidade da região litorânea do Estado do Rio, a cerca de 160 quilômetros da capital – era rota de tropeiros e comerciantes rumo a Campos dos Goytacazes e Macaé. Até meados do século XX, a cidade se desenvolveu graças à atividade da pesca e chegou ao ápice com os royalties do petróleo, na primeira década dos anos 2000. Agora pode estar surgindo uma nova Rio das Ostras, graças a investimentos estimados em meio bilhão de reais num dos maiores empreendimentos do interior do estado: a construção de complexo residencial e comercial que inclui um novo bairro, o Harmonia, com escola, hospital, rodoviária, hotel com bandeira internacional, arena de eventos e o Shopping Plaza Rio das Ostras, que tem inauguração prevista para o próximo mês.

O presidente do Crea-RJ, engenheiro Miguel Fernández, visitou as obras do shopping no último dia 19 de março, quando foi recebido pelos sócios do empreendimento, construído pelo Grupo Sinal.

“Estamos visitando o Shopping Plaza Rio das Ostras, que está nos acabamentos finais. É um empreendimento que faz parte de um grande complexo. Só esse empreendimento está empregando diretamente 300 profissionais do nosso setor e indiretamente mil profissionais. Mostra a importância dos serviços de engenharia para movimentar o mercado. São profissionais regularizados, recolhendo devidamente suas Anotações de Responsabilidade Técnica (ARTs), comprovando assim a qualidade do serviço que está sendo executado. Parabéns aos empreendedores que estão investindo e construindo um estado do Rio forte e trazendo mais investimentos e empregos para o interior do nosso estado”, afirmou Miguel Fernández.

Com uma taxa de crescimento populacional de 11% ao ano, Rio das Ostras tem cerca de 170 mil habitantes e um IDH alto – 0,773, o terceiro maior do estado. Rio das Ostras é a primeira cidade do estado com menos de cem mil habitantes a ter infraestrutura de saneamento básico e de água potável. Incluindo a região vizinha de Barra de São João, o shopping poderá beneficiar cerca de 350 mil consumidores. A construção do shopping foi baseada em uma grande pesquisa de mercado coordenada por 11 empresas, que apontou o potencial de investimento não só para a cidade, mas também para cinco municípios do entorno.

Com a obra iniciada há três anos, o shopping tem movimentado a economia da região, já que 80% da mão de obra do projeto de construção é de trabalhadores da região. A diretora administrativa do grupo Vilarejo, Monique Mello – que inaugurou a megaloja vizinha ao shopping – brinca que não consegue mais mão de obra desde que o Plaza começou a ser construído. O engenheiro Danilo de Paula Maltez, que é inspetor do Crea-RJ em Macaé, coordena obras de quatro lojas.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços do estado do Rio de Janeiro, Vinicius Farah, afirma que o empreendimento vai contribuir também para o desenvolvimento do turismo na região.

“O Shopping Rio das Ostras representa um marco significativo para o desenvolvimento da região da baixada litorânea, oferecendo um impulso considerável para a economia local e regional. Além de gerar inúmeras oportunidades de empregos, o empreendimento atrai investimentos externos estimulando o crescimento econômico sustentável. O shopping também vai servir como polo de atração turística, aumentando o fluxo de visitantes na região, o que beneficia diretamente o comércio local, hotéis, restaurantes e outros serviços. Isso evidencia uma cadeia de valor que se expande por diferentes setores da economia, promovendo uma maior circulação de renda”, disse o Secretário Farah.

Um dos sócios do empreendimento é Rafael Bousquet, engenheiro de produção formado na PUC-Rio com extensão em business na Universidade de Wisconsin, nos Estados Unidos.

“Vamos fazer um shopping que é único, personalizado para Rio das Ostras e região. É para ser o “point” da cidade mesmo, a única coisa que você não vai fazer no shopping é morar; de resto, vai ter tudo aqui”, pontuou Rafael Bousquet.

“É um grande prazer receber o presidente do Crea-RJ, o Miguel, para conhecer nossa obra e nosso shopping, que será entregue no dia 16 de abril, dentro do prazo, e poder mostrar o projeto do nosso bairro que vai modificar toda a região”, afirmou o fundador do Grupo Sinal, Cristiano Bousquet.

Com 32 mil metros quadrados de área construída e R$ 200 milhões de investimento, o Shopping Plaza Rio das Ostras é apenas um dos empreendimentos do Masterplan criado pela Sinal, que engloba também a criação de um bairro planejado totalmente novo para a cidade. O Masterplan contempla a construção de um loteamento residencial, dentro do Bairro Harmonia, que vai vender 400 lotes para casas de classe média. O bairro planejado terá uma área de 2 milhões e 300 mil metros quadrados, foi inspirado em projetos como Villa Flora Sumaré, em São Paulo, e do Bairro Pedra Branca, na Palhoça, em Santa Catarina.

Membro da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), o Shopping Plaza Rio das Ostras optou por ter sua própria marca e terá um total de 167 operações (lojas, praça de alimentação, restaurantes, academias de ginástica e consultórios de saúde, coworking e dois salões de festas). Serão seis lojas âncoras (Renner, Caçula, O Amigão, Cineshow, Bruno Eletro, Smart Fit). O cinema terá cinco salas, uma das quais VIP. Além do Shopping Plaza Rio das Ostras, dentro do Masterplan da Sinal Business já foram inauguradas filiais do hipermercado Atacadão e da megaloja de material de construção Vilarejo. Haverá também o shopping de decoração Plaza Decor.

O shopping terá pé direito de quase 6 metros de altura, além de corredores e espaços amplos, produzindo paisagismo funcional. Tudo isso vai resultar numa economia de até 60% com gastos em energia elétrica, visto que os construtores fizeram um estudo de conforto térmico aplicando diversas tecnologias para aproveitar ao máximo o ar natural nos corredores. Para construir o shopping, foi construída uma rede elétrica exclusiva, com extensão total de 16 quilômetros.

A construção do shopping terá impacto até no trânsito da região, mas os construtores garantem que está tudo planejado com objetivo de trazer uma infraestrutura cada vez melhor para a cidade. Serão implantadas duas novas avenidas, além da duplicação da avenida Professor Leandro Faria Sarzedas, onde fica o shopping. Uma das avenidas vai se chamar Harmonia, o mesmo nome do bairro planejado.

O Grupo Sinal, responsável pelo empreendimento, é uma holding familiar com atividades no mercado imobiliário, agronegócio, investimentos e participações. É uma das faces do agronegócio no estado do Rio.

Além da visita ao empreendimento, o presidente do Crea-RJ participou do lançamento de projeto social da Associação de Arquitetos e Engenheiros (Aero) e se reuniu com o Secretário de Meio Ambiente. Agricultura e Pesca de Rio das Ostras, Nestor Prado Júnior, cujo gabinete fica dentro do Parque dos Pássaros, uma bela unidade de conservação daquela cidade. A Secretaria também deverá firmar um acordo de cooperação técnica com o Crea-RJ para permitir maior eficácia da fiscalização do exercício profissional no município.

174 comentários sobre “Presidente do CREA-RJ visita obras de megaempreendimento em Rio das Ostras

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *