Editorial

Prefeitura e Sebrae discutem projeto de valorização dos mercados populares em Volta Redonda

Com a proposta de inovar e torná-los mais atraentes, a Prefeitura de Volta Redonda, por meio da Secretaria Municipal de Ação Comunitária (Smac), do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano (IPPU) e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SMDET), está desenvolvendo um projeto para valorização dos mercados populares da cidade. A reunião aconteceu na quarta-feira (2), onde o grupo deu início a discussão do novo plano de ação.

A iniciativa conta com a parceria do Sebrae e visa revitalizar e padronizar os espaços dos comerciantes e oferecer treinamentos para que eles possam expandir seus negócios.

As ações serão divididas em quatro etapas. A primeira prevê a capacitação para gestão de negócios, como a formação de preços, controle financeiro, mídias digitais e atendimento e vendas.

A segunda etapa irá tratar da realização da padronização dos letreiros dos boxes, formalização de regras para os layouts e manutenção. Já na fase três, o objetivo é desenvolver o conceito de shopping, inclusive com marketing coletivo como costuma ser realizados nesses centros comerciais. Assim como ‘Semana dos Namorados’, por exemplo.

E na quarta e última fase, os permissionários dos boxes passariam por mais capacitações com intuito de expandir e alcançar novos mercados, dando oportunidade para outros microempreendedores.

Volta Redonda conta com quatro mercados populares: na Vila Santa Cecília; Retiro; Aterrado e Amaral Peixoto. O projeto de valorização e revitalização dos espaços será apresentado aos permissionários ainda em junho.

Um dos mercados populares que será revitalizado com o projeto da Prefeitura de Volta Redonda e Sebrae do Sul Fluminense

Enquanto isso, todos os comerciantes populares da cidade foram cadastrados pelo Banco Cidadania e ao todo são 104 empreendedores.

“Queremos deixar esses espaços de compras mais bonitos e atrativos para os clientes, potencializando as vendas deles. Enxergamos os mercados populares de Volta Redonda como uma grande ‘incubadora de negócios’. A ideia é trabalharmos o conceito de transitoriedade, ou seja, o microempreendedor que ali está terá condições de crescer, expandir seus negócios e abrir uma loja em outro lugar. Assim, ele cede aquele espaço inicial para outros que também querem empreender”, comentou a coordenadora do Sebrae no Sul Fluminense, Paola Tenchini.

O assessor técnico do Banco da Cidadania, Marcos Vinício Lopes, também envolvido na revitalização dos mercados populares, frisou a importância de ‘ressignificar’ esses pontos de comércio na cidade.

“Queremos tirar essa ideia de camelódromo e criar um shopping horizontal. Quando o Mercado Popular foi criado lá atrás, o governo municipal agiu de forma correta, formalizou os informais, mas parou por aí. Agora queremos retomar isso e desenvolver esses locais, dando auxílio aos que já estão lá para poderem crescer e oportunizando a chance de empreender para outros”, destacou Lopes.

Também participaram da reunião, o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Sergio Sodré, as coordenadoras do Departamento de Atenção Básica e de Ações de Inclusão Produtiva da SMAC, Rosane Marques, a ‘Branca’ e Marlene Mota.

 

 

 

 

Esio Bellido

Bacharel em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo, pelo Centro Universitário Fluminense - UNIFLU/FAFIC - Campos dos Goytacazes-RJ - Formado em 22/12/2005. Pós-graduado em 'Especialização em Assessoria e Gestão da Comunicação', pela Universidade Anhambi Morumbi-SP - 2021/2022. Registro Profissional de Jornalista nº 0036792/RJ – MTb - Emitido pelo Ministério do Trabalho e Emprego de Campos dos Goytacazes-RJ, em 17/07/2015. Acadêmico em Direito (2º período).

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