Editorial

Pousadas e hotéis no Sul Fluminense registram boas taxas de ocupação no carnaval

Um dos feriados mais esperados pelos brasileiros, o carnaval, será completamente diferente neste ano por conta da pandemia de covid-19. Mas as ocupações em hotéis e pousadas de cidades da região Sul Fluminense, vem registrando ao longo da semana, uma boa taxa de ocupação.

Não são permitidas aglomerações, desfiles de blocos ou similares. Mas para quem quer relaxar e aproveitar as belezas naturais, opções não faltam nas regiões Sul Fluminense e Costa Verde.

A Região de Visconde de Mauá Convention & Visitors Bureau (RVMC&VB) projeta uma taxa de ocupação em torno de 95% durante o fim de semana prolongado para o feriado de carnaval.

A entidade que representa o setor turístico e empresarial de Visconde de Mauá e localidades vizinhas, aposta que o ponto facultativo decretado em diversas cidades na segunda-feira (15), favorece o turismo.

“Obviamente não teremos uma taxa elevada de véspera como em anos anteriores. Ainda assim, com toda a adversidade da pandemia, teremos não uma lotação de cinco noites no período de feriado, mas, de duas noites, três noites o que projeto atingir 95% de lotação no fim de semana prolongado”, afirma o presidente da RVMC&VB, Paulo Gomes.

Para coibir abusos como aglomeração de turistas do day use, a RVMC&VB solicitou apoio da Prefeitura de Itatiaia e da PMERJ. “Pedimos o reforço da Prefeitura de Itatiaia com a Guarda Municipal para evitar engarrafamentos constantes que ocorrem durante finais de semana prologados. E também pedimos apoio da Polícia Militar para enviar reforço porque podemos ter turistas do day use e assim termos uma estratégia melhor na segurança”, observa Gomes.

Segundo o Conselho Regional de Turismo da Região das Agulhas Negras, a taxa de ocupação para o feriado do carnaval varia entre 50% em Itatiaia e no Parque Nacional; 38% em Penedo onde fica a colônia Finlandesa; 52% nas Vilas de Maringá, Maromba e Visconde de Mauá e 30% em Resende.

“A Região das Agulhas Negras tem toda a diversidade de atrativos que o turista precisa para descansar, passear, depois da quarentena por conta da Covid-19. Os hotéis e pousadas estão preparados e os turistas precisam cumprir as determinações legais. Os números de ocupação para o carnaval 2021 estão abaixo da média de anos anteriores, por conta das cidades do Rio de Janeiro e São Paulo terem cancelado o ponto facultativo da segunda-feira de carnaval, o que prejudicou os planos de quem pretendia viajar”, afirma a diretora executiva do Conretur Agulhas Negras, Roberta Dias de Oliveira.

O Conretur destaca que a região possui aproximadamente 250 hotéis e pousadas, um número expressivo de restaurantes, lojas e passeios turísticos em meio à natureza. Uma diversidade gastronômica, atrativos culturais, história, esportes, entretenimento e opções para descanso.

Em Angra dos Reis pousadas e hotéis podem trabalhar com 80% de sua capacidade total, seguindo as medidas necessárias de prevenção e combate ao novo coronavírus.

De acordo com a diretora do Departamento de Promoção Turística da Fundação de Turismo de Angra dos Reis (TurisAngra), Amanda Salazar, os estabelecimentos já estão com 75% de reservas efetuadas.

“Temos expectativas de que este número aumente, por conta do tempo. Temos o apoio de vários órgãos para o controle de ocupação, fiscalização de bares, restaurantes e no Cais de Santa Luzia, além de barreiras de acesso a cidade”, destaca Salazar, acrescentando que também haverá fiscalização no mar.

Esio Bellido

Bacharel em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo, pelo Centro Universitário Fluminense - UNIFLU/FAFIC - Campos dos Goytacazes-RJ - Formado em 22/12/2005. Pós-graduado em 'Especialização em Assessoria e Gestão da Comunicação', pela Universidade Anhambi Morumbi-SP - 2021/2022. Registro Profissional de Jornalista nº 0036792/RJ – MTb - Emitido pelo Ministério do Trabalho e Emprego de Campos dos Goytacazes-RJ, em 17/07/2015. Acadêmico em Direito (2º período).

452 comentários sobre “Pousadas e hotéis no Sul Fluminense registram boas taxas de ocupação no carnaval

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *