Pinheiral sedia nesta semana, 4ª reunião do APL do Café do Vale do Café
Depois de Vassouras, Valença, Engenheiro Paulo de Frontin e Mendes, chegou a vez de Pinheiral sediar a reunião técnica do Arranjo Produtivo Local (APL) do Café do Vale do Café.
O evento será realizado nesta quarta-feira (20), a partir das 14h, no Auditório da Prefeitura de Pinheiral.
“Lançado em Vassouras logo após o Fórum do Café do Vale do Café, esse projeto tem o objetivo de fortalecer a produção e valorizar o café como um importante produto turístico para nossa região”, pontuou o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Vassouras, Wanderson Farias.
O secretário Wanderson que irá abrir o evento ao lado do prefeito e do secretário de Desenvolvimento de Pinheiral, Ednardo Barbosa e Júlio César, respectivamente e também da subsecretária de Estado de Indústria, Comércio, Serviços e Ambiente de Negócios e responsável pelo APL no Estado, Marina Esteves.
Após a abertura institucional, três painéis serão apresentados. O primeiro palestrante vai ser o supervisor Regional Serrano da Emater Rio, Marcos Belo Costa Ferreira, com o tema ‘Melhoria da qualidade da produção cafeeira e a integração entre as regiões produtoras’.
Na sequência, às 15h, o produtor e cafeicultor da região, Marcelo Ferreira Motta, vai conduzir o painel ‘Novas perspectivas para a cafeicultora de montanha no Vale do Café-RJ.
Para concluir, o produtor e proprietário da Fazenda Florença e vice-presidente da Associação dos Cafeicultores do Estado do Rio de Janeiro (Ascarj), Paulo Roberto dos Santos, irá falar sobre ‘Fatores positivos na reintrodução da cultura cafeeira no Vale do Café’.
Organizado pelas Secretarias de Estado de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Turismo, o APL do Café conta com apoio de entidades e órgãos de credibilidade como Sebrae, ABIH-RJ, Emater-Rio, Pesagro-Rio, Sicomércio, Associação dos Embaixadores do Turismo do Rio, Preservale, Ascarj e Universidade de Vassouras.
“Estamos muito entusiasmados porque chegamos a quarta reunião técnica em poucos meses. É uma grande conquista ver o interesse de novos produtores de café e a adesão de mais municípios nesse movimento de união do Vale do Café”, completou Wanderson.
Acompanhe toda a programação do evento: