Editorial

Peugeot Citroën se une à Fiat, se transforma em Stellantis e mudança pode ser positiva para o setor

A Fiat Chrysler (FCA) e Peugeot Citroën (PSA) se unem e forma a quarta maior montadora do mundo, a Stellantis.

A fusão entre FCA e PSA foi anunciada em dezembro de 2019, depois de cerca de dois meses de negociações e será concluída nesse primeiro trimestre de 2021.

A Stellantis será dona de marcas como Fiat, Jeep, Peugeot, Citroën, Dodge, Alfa Romeo, Opel e se transforma em uma das mais importantes montadoras de automóveis. Tudo isso foi depois de uma operação de mercado de ações aprovada por acionistas nos Estados Unidos que irá unir esses dois grupos da indústria automobilística internacional.

A PSA Peugeot Citroën, que reúne as marcas Opel e a DS, vai se juntar à FCA Fiat Chrysler, que além de reunir a Fiat e Chrysler, junta-se também a Jeep e Alfa Romeo, entre outras.

A operação ainda depende do aval do Conselho Administrativo de Defesa da Economia (CADE), para ter validade no Brasil. O diretor de Finanças e Administração do Sindicato dos Metalúrgicos do Sul Fluminense, Edmílson Alvarenga, que também é responsável pelo PSA de Porto Real, afirmou que a mudança pode ser positiva para os trabalhadores.

“Sou um otimista, na minha visão essa fusão pode vir para melhorar. Sendo que no Brasil a Fiat tem uma fatia bem maior de mercado e uma rede de distribuição muito maior. Nessa situação a PSA pode se beneficiar dessa rede, caso haja, a fusão das redes também. Mas isso é só um pensamento meu. Não tenho nenhuma informação oficial sobre isso”, explicou.

Alvarenga também disse que a troca de tecnologias entre as empresas, após a fusão, pode beneficiar a fábrica de Porto Real.

“Atualmente a PSA tem um motor muito cobiçado pelo mercado, o 1.6 THP. Um propulsor turbo muito eficiente, de grande potência e economia. Isso também pode ser uma benesse para os carros Fiat no Brasil, que hoje não contam com nenhum propulsor dessa tecnologia, enquanto a Volks e a GM já contam com seus motores turbo nos modelos pequenos e médios. Claro que isso não são só suposições de minha parte. Quem sabe não pode vir a acontecer. Seria ótimo para nossa fábrica”, afirma.

Tanto o Grupo PSA quanto a FCA dispõem de fábricas no Brasil. A maior delas produz veículos com a marca Fiat, em Betim, em Minas Gerais, enquanto a única fábrica do Grupo PSA no Brasil fica em Porto Real.

A fusão também pode servir aos interesses dos dois grupos na pesquisa por formas mais ‘limpas’ de mobilidade. Tanto FCA quanto PSA estão investindo pesado em motores híbridos e elétricos. A Peugeot, inclusive, já oferece uma versão completamente elétrica em seu modelo 208.

Esio Bellido

Bacharel em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo, pelo Centro Universitário Fluminense - UNIFLU/FAFIC - Campos dos Goytacazes-RJ - Formado em 22/12/2005. Pós-graduado em 'Especialização em Assessoria e Gestão da Comunicação', pela Universidade Anhambi Morumbi-SP - 2021/2022. Registro Profissional de Jornalista nº 0036792/RJ – MTb - Emitido pelo Ministério do Trabalho e Emprego de Campos dos Goytacazes-RJ, em 17/07/2015. Acadêmico em Direito (2º período).

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